Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Sucesso consagrado do ENECE na versão on-line

Mais uma vez, em formato diferente (on-line, gratuito e com três dias de duração), o ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural consolidou seu sucesso, reunindo, de 19 a 21 de outubro de 2021, centenas de participantes por dia.

Evento promovido anualmente pela ABECE, a 24ª edição trouxe como tema “Os desafios atuais na engenharia estrutural” e contou com palestras de especialistas nacionais e internacionais da área sobre temas pertinentes ao setor. O evento teve o patrocínio da ABCIC.

Um dos destaques da programação foi a palestra do professor Mounir Khalil El Debs, que é doutor em Engenharia - Área de Estruturas pela EESC/USP (universidade da qual é professor sênior do Departamento de Engenharia de Estruturas). Ele abriu a programação do segundo dia do evento, discorrendo sobre pontes de concreto com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados. 

Ele dividiu sua apresentação em cinco tópicos: conceitos relacionados ao pré-moldado de concreto, a aplicação do sistema construtivo na superestrutura, na infraestrutura, em pontes enterradas e em pontes em arco. Por fim, Mounir detalhou as informações de seu novo livro “Pontes de concreto com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados”, mesmo título da palestra. A obra contou com o apoio da ABCIC.

O ENECE contou ainda com as palestras dos engenheiros Joseph G. Burns, com mais de 40 anos de experiência com notáveis projetos de arranha-céus em Chicago e na Arábia Saudita e Flávio Gaiga, Fernando Branco e a mesa-redonda “BIM na prática: projetos de arquitetura, instalações e estrutura contabilizados integralmente do pré-executivo ao liberado para a obra”, com a participação dos engenheiros Luiz Aurélio Fortes da Silva, Bruno Franzmann e Emerson Pompeo, e do arquiteto Marcelo Mannich sob moderação do engenheiro Leonardo Braga Passos.

Com informações da matéria publicada na Abece

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!