Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Tecnologias que não podem faltar nos canteiros de obras em 2022

Engenheiros que analisam tecnologias incorporadas à construção civil preveem que 10 sistemas tendem a se popularizar globalmente no setor em 2022. Destacam-se: 

1. Concreto autoadensável;
2. Construção modular;
3. Impressão 3D em concreto;
4. Internet das Coisas;
5. Inteligência Artificial;
6. BIM;
7. Drones;
8. Robôs nos canteiros de obras;
9. EPIs com sensores e rastreadores;
10. Construção verde.  

No Brasil, 5 destas tecnologias despontam como as que devem ganhar significativas fatias do mercado em 2022. São: concreto autoadensável, construção modular, BIM, drones e construção verde. Os analistas preveem ainda que o setor irá despertar para a valorização e a capacitação da mão de obra, haja vista que será necessário formar profissionais qualificados para operar esses sistemas. 

Uma tendência, que já se percebe na Europa e nos Estados Unidos, é que as vagas abertas na construção civil – associadas às novas tecnologias – têm sido preenchidas preferencialmente por mulheres e jovens da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). Nos EUA, por exemplo, de acordo com dados do Bureau of Labor Statistics, em 2021 as mulheres passaram a ocupar 10,9% dos empregos na indústria da construção. Em 2018, eram pouco mais de 5%. 

Já os jovens da Geração Z têm se sentido estimulados a voltar a atuar na construção civil por conta dos drones, dos sistemas computacionais que envolvem projetos e do desenvolvimento de aplicativos para monitoramento de canteiros de obras. “Ainda que lentamente, a mão de obra na construção civil está mudando. Obviamente, as novas soluções tecnológicas e a capacitação dos trabalhadores vão colocar o setor em uma nova realidade salarial”, estima o engenheiro civil Patrick McCowan, diretor de operações da empreiteira norte-americana Gray Construction. 

Inovações vão permitir obras com qualidade, custos controlados e execução dentro do prazo   

Entre os modelos construtivos que irão movimentar centenas de milhares de dólares em 2022, destacam-se a construção modular, cuja mercado global deverá gerar 157 bilhões de dólares este ano, e a construção verde, com expectativa de crescimento de 20,5% em todo o mundo e movimentação de recursos que podem chegar a 2,5 trilhões de dólares. O Brasil, como 5º mercado no ranking mundial da construção sustentável, está inserido nesse contexto, mas existe também a expectativa de que tecnologias embarcadas comecem a aparecer nos canteiros de obras das construções convencionais, ainda que lentamente. 

Para o engenheiro civil Alexandre Pandolfo, head de operações da ABRASFE (Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso) a construção civil nacional está na expectativa da implantação da internet 5G para entrar em uma nova era. “No curto prazo, com o advento da internet 5G, obras com custos mais controlados, mais qualidade e executadas dentro do prazo serão realidade no Brasil”, disse, ao palestrar no evento Smart.Con, em 2021. 

Um sinal de que a construção civil caminha para se tornar mais tecnológica está no consumo de drones dentro do setor. De acordo com a BigRentz, uma rede global de aluguel de equipamentos online, o uso de veículos aéreos não-tripulados cresceu 239% em 2021, na comparação com 2020. 

Matéria publicada no Massa Cinzenta

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!