Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Webinar ‘Dia da Produtividade’ sobre Construção Industrializada foi realizado pelas entidades ABCEM, Abcic, ABRAMAT e Drywall

O quarto webinar da série Dia da Produtividade foi realizado na sexta (15), com patrocinadores do Prêmio Produtividade, e reuniu profissionais de grandes empresas da construção civil para apresentações e debate a Construção Industrializada e suas contribuições para a cadeia da construção. Acompanharam o evento mais de 100 espectadores.

A mediação do evento foi feita por Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT, com auxílio de Arthur Silva, coordenador de Comunicação da entidade. As apresentações de conteúdos foram realizadas por Laura Marcellini, diretora técnica da ABRAMAT, e pelos convidados Roberto Clara, diretor da Lucio Engenharia, e Luiz Henrique Ceotto, diretor de Engenharia da URBIC. Também participaram do debate os representantes das Entidades realizadoras do evento, Iria Doniak, presidente executiva da Abcic; Luiz Antônio Martins Filho, presidente executivo da Drywall; e Ulysses Nunes, diretor executivo da ABCEM.

A diretora técnica da ABRAMAT, Laura Marcellini, abriu as apresentações do evento com breve palestra sobre os destaques de atuação institucional do grupo de Entidades que promoveram a webinar no estímulo à esse tipo de construção. Nos últimos 10 anos de atuação, o grupo produziu em conjunto com as demais entidades da cadeia produtiva, dados do setor, diagnósticos, identificação de barreiras como ambiente regulatório, tributação; conteúdos de capacitação e pleitos para as instituições públicas sobre temas importantes para todo o setor. “Trabalhamos em estudos e propostas para melhorar o ambiente da cadeia produtiva e incentivar a construção industrializada. Em breve, teremos novas propostas que serão publicadas após alinhamento com o governo e efetivamente colocados em prática”, finalizou.

Roberto Clara, engenheiro e diretor da Lucio Engenharia, apresentou as fases de construção do Edifício Corporativo Dynamic Faria Lima e comentou da atuação da empresa com investimentos no desenvolvimento de empreendimentos voltados para renda.

Clara apresentou os pontos a serem considerados antes de tirar o projeto “do papel”, como a divisão da obra em grandes pacotes de contratação, equipe reduzida e a liberação dos processos por etapas. Dentre as soluções utilizadas, estudaram e aplicaram as possibilidades de estrutura industrializada metálica, mista, e com concretos pré-moldado no canteiro e pré-fabricado. O prazo previsto para a obra era de 150 dias, que foram reduzidos a 90 dias no cronograma e realizados, efetivamente, em 76 dias.

Luiz Henrique Ceotto fez sua exposição sobre a construção industrializada com ênfase no processo BIM, Building Information Modeling ou, em português, Modelagem de Informações da Construção, como uma plataforma de colaboração e troca de informações. Na introdução, utilizou referências da indústria automobilística e apresentou o processo de construção do empreendimento Urbic Ibirapuera. Dentre outros pontos, destacou que o processo construtivo deve ser pensado no todo para grandes ganhos de produtividade. “A industrialização não permite improvisos”, afirmou.

Ao final das apresentações, os presentes fizeram perguntas aos dois convidados sobre as expectativas do setor da construção com o desenvolvimento de técnicas para mais eficiência, sustentabilidade e redução de custos, e também em relação a como eles veem o futuro das profissões relacionadas à cadeia da construção civil.

Matéria publicada no Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!