Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 137º Newsletter Edição Especial 129

Na semana passada, a CNI lançou a Agenda Legislativa da Indústria com 12 pautas prioritárias, incluindo a reforma tributária e a questão da sustentabilidade. Durante a solenidade realizada no Congresso Nacional, o presidente da CNI, Robson Andrade destacou a importância de o Brasil se reindustrializar e de realizar a transição para a economia de baixo carbono. A ABCIC participou da construção dessa agenda. Além disso, passamos a integrar o Fórum Nacional da Indústria (FNI), órgão consultivo da diretoria da CNI, com lideranças de diversos setores da economia.

No setor da construção, a CBIC, em artigo de seu presidente, José Carlos Martins, destacou a importância de o setor utilizar sistemas mais planejados e industrializados em prol da produtividade e sustentabilidade. 

Em fevereiro, o segmento contratou mais de 22 mil pessoas, um aumento de 0,9% ante janeiro de 2023. O Índice de Confiança da Construção (ICST) do Instituto Brasileiro de Economia da FGV se manteve em 94,4 pontos em março, denotando moderado pessimismo. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 0,3 ponto.

Na área imobiliária, a Abrainc divulgou que a venda de imóveis novos no ano passado apresentou crescimento de 9,2%. Já na indústria de materiais de construção, a expectativa é de um desempenho regular em março deste ano

Uma informação positiva que o governo federal prepara um novo PAC para realizar obras no setor de infraestrutura. Além disso, está sendo preparado um novo decreto para destravar as parcerias público-privadas na área de saneamento. Ainda na newsletter estão em destaque matérias sobre o BIM, a precificação interna do carbono pelas empresas e as tendências da construção neste ano.
 
Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!