Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 150º Newsletter Edição Especial 142

A industrialização está na pauta do ecossistema da construção. O Movimento Construção é +, que conta com nossa participação, publicou um artigo no Jornal O Estado de S.Paulo sobre reforma tributária como um instrumento importante para a competitividade, destacando a urgência de ajustar a discrepância na incidência de impostos em obras com distintos sistemas construtivos, como a convencia e a “off-site”, o que possibilitará melhorar a produtividade do setor, reduzir custos e tornar os canteiros mais eficientes, limpos e modernos.

Especificamente sobre o pré-fabricado de concreto, o destaque está em duas publicações. O C3 - Clube da Construção Civil trouxe uma matéria com o renomado escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados, que apresenta os diversos usos do sistema construtivo na arquitetura moderna e os benefícios da solução. Já a Revista Negocio & Construcción ressalta a contribuição da pré-fabricação em concreto em obras de edifícios altos tanto em minha coluna como em uma entrevista pingue-pongue exclusiva.

Na semana passada, coordenamos o Seminário Estruturas de Pré-Fabricadas de Concreto, durante o 64º Congresso Brasileiro do Concreto, do IBRACON, que debateu o tema “A Neutralidade de Carbono e as Soluções Através da Pré-Fabricação”, reunindo um público altamente qualificado. O evento foi um sucesso e agradecemos a participação de todos. 

Na segunda-feira, da próxima semana, teremos o Construbusiness, organizado pelo Deconcic da Fiesp, no qual participamos. Será um evento importante que vai debater os desafios e oportunidades do setor da construção civil, propondo caminhos que contribuam para sustentar um ciclo de desenvolvimento econômico continuado para o setor e para o país.

Ainda na newsletter, estão em evidência uma entrevista com o presidente da CBIC, Renato de Sousa Correia sobre a infraestrutura brasileira; a aplicação em um prédio nos Estados Unidos de um concreto sem cimento; o resultado da Sondagem da Indústria da Construção da CNI que aponta que a alta taxa de juros é o principal problema da construção; a cobertura da reunião do Consic da Fiesp; o lançamento do plano decenal com estratégias para a indústria da CNI; e a apresentação do Construa Brasil pelo MDCI em Recife.

Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!