Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Estruturas pré-fabricadas de concreto em situação de incêndio

A coluna de março sobre pré-fabricação de concreto da revista Negocio & Construcción mostra como o sistema construtivo é confiável em situação de incêndio. 

A engenheira da Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, elenca os principais aspectos que devem ser observados, como por exemplo, o comportamento dos elementos estruturais frente ao sinistro e o efeito do ‘spalling’ (lascamento explosivo que ocorre nas faces do elemento de concreto exposto a altas temperaturas) nas peças de concreto armado e protendido.
 
Ela menciona estudos e publicações internacionais sobre o comportamento das lajes alveolares em situação de incêndio, que concluíram que o elemento estrutural apresenta desempenho adequado quando expostas ao fogo, atendendo requisitos de segurança, qualidade e resistência. 

“Os estudos realizados pela comunidade técnica sobre os pré-moldados de concreto em situação de incêndio evidenciam, desse modo, a aplicabilidade do sistema estrutural para todas as solicitações impostas”, pontua Íria.

A presidente executiva da ABCIC trata ainda da normalização brasileira da área de pré-fabricação de concreto, que estabelece parâmetros e critérios para os elementos estruturais em situação de incêndio.

Acesse a coluna completa da edição de fevereiro da Revista Negocio & Construcción
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!