Abcic

 

 
Janeiro/2017
Abcic News - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto

    Integração local e global para um futuro sustentável


Antes de adentrar a mais esta edição de nosso periódico, gostaria de convidá-lo a refletir comigo sobre o desenvolvimento sustentável da Engenharia de Concreto no mundo. Por meio das delegações nacionais, somos parte de uma comunidade internacional, denominada fib, uma federação que congrega 43 países, cujo propósito principal é incentivar, produzir e disseminar o conhecimento relacionado ao universo da engenharia de concreto. Mas, o que vem a ser uma federação? A palavra é derivada do latim “foederatio”, “de foedus”, que significa “liga, tratado, aliança”. Então, podemos dizer que os membros que compõe a fib possuem uma aliança.

 

    Governo quer construir 30 novos presídios pré-moldados em um ano


O governo planeja entregar os 30 novos presídios anunciados na semana passada – cinco federais e outros 25 estaduais – em até um ano, usando pré-moldado, disse nessa segunda-feira o presidente Michel Temer em entrevista exclusiva à Reuters. “Queremos agilizar a construção desses presídios. Pelas vias tradicionais isso pode levara de dois a três anos e nós encontramos formas pelas quais, por meio de pré-moldado, talvez em um ano você consiga fazer a construção de todos esses presídios”, disse o presidente.

 

    Fabricantes querem frear sonegação para promover a isonomia no setor


A sonegação na indústria de materiais de construção gira em torno de R$ 10 bilhões por ano no País, apontam representantes do setor. A principal consequência para os fabricantes seria a falta de isonomia entre as empresas. “Principalmente em períodos de crise, a sonegação aumenta para reduzir os preços dos produtos”, afirmou ao DCI o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover.

 
 
    Abcic na mídia

Shopping em terreno pequeno é a obra de 2016
O shopping Morumbi Town, na cidade de São Paulo-SP, foi o vencedor do Prêmio Obra do Ano em pré-fabricado de concreto, que desde 2011 é concedido pela ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto). O empreendimento tem 30.800 m2 e impôs desafios tanto no contexto de engenharia, quanto no de arquitetura e logística. A construção está situada em um terreno pequeno, com grande movimentação de veículos e pessoas, o que exigiu planejamento minucioso e preciso para a montagem das estruturas
Leia mais

 

Brasil recebe evento da fib
No dia 23 de setembro, a fib e a Abcic promoveram, na cidade de São Paulo, no Brasil, o Curso Internacional Abcic-fib “Uma visão global através do Manual de Planejamento e Projeto de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto e a viabilidade dos edifícios altos”. O curso fez parte da Jornada Internacional Abcic 2016 Estruturas Pré-moldadas de Concreto, realizada pela Abcic. Aproximadamente 60 engenheiros, arquitetos, técnicos, empresários, pesquisadores, acadêmicos e profissionais ligados à construção civil, engenharia e da indústria de pré-fabricados de concreto participaram do evento.
Leia mais

 
    Expediente

Abcic News é o Clipping Eletrônico da Abcic -Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Produzido por: Mecânica de Comunicação - Power by Arte Interativa - www.arteinterativa.com.br

 

Endereço: Rua General Furtado do Nascimento, 684 – Cj 63 - Alto de Pinheiros - CEP 05465-070 - SP
Tel.: (11) 3763-2839 | abcic@abcic.org.br | visite nosso site: www.abcic.org.br