Caso não consiga visualizar a imagem abaixo clique aqui
 
Junho/2018
Abcic News - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto

    Pior da crise ficou para trás, mas a recuperação do setor ainda é incerta


A construção entrou no segundo trimestre com algum alívio após a crise aguda dos últimos quatro anos. Dados melhores de confiança, emprego e investimento confirmam que o pior ficou para trás. A dúvida entre os analistas é se, em meio à percepção crescente da atividade econômica mais fraca, a trajetória de recuperação do setor vai ter força para continuar. Levantamento do Sinduscon em parceria com a FGV dá a dimensão desse movimento. De abril do ano passado ao mesmo mês deste ano, o setor reduziu o saldo negativo de empregos formais de 431,5 mil vagas para 58,1 mil, considerando o acumulado de 12 meses.

 

    Cadeia produtiva da construção chega ao quarto mês consecutivo de recuperação do emprego


O número de pessoas ocupadas com carteira assinada na cadeia produtiva da construção chegou a quase 5 milhões na média do primeiro quadrimestre de 2018. Desse total, 42,2% das pessoas estavam ocupadas em atividade da construção (construtoras, autoconstrução e reformas), seguido por 27,0% no setor de serviços ligados à construção, 17,1% no comércio de materiais, 12,4% na indústria de materiais e 1,4% na indústria de máquinas e equipamentos.

 

    Empresas cimenteiras comprometem-se a reduzir em 50% o peso dos sacos de cimento


Um termo de compromisso foi assinado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e por 33 empresas produtoras de cimento, ontem (18/06), em São Paulo, com o propósito de reduzir pela metade o peso dos sacos do produto produzido e comercializado no Brasil – passando de 50 kg para 25 kg. O prazo para os fabricantes se adequarem à nova regra é até dezembro de 2028. Após essa data, somente os sacos voltados para exportação poderão ser mais pesados; e os que estiverem em estoque com peso acima do novo limite não serão mais comercializados.

 

 
    BNDES e BID anunciam fundo de crédito para obras de infraestrutura


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram a criação do fundo de crédito “B2 Infra”, que destinará US$ 1,5 bilhão para obras de infraestrutura. O B2 Infra é composto por 30% de recursos do BNDES, 10% do BID e o restante captado do setor privado, junto a investidores institucionais. O investimento será para os setores de transporte, energia, saneamento e infraestrutura social, como saúde e educação.

 

 
    Rubens Menin ganha prêmio de Empreendedor do Ano Global pela EY


Rubens Menin, Presidente do Conselho da MRV Engenharia, foi reconhecido como o World Entrepreneur of the Year, durante a final mundial do Prêmio Empreendedor do Ano, realizado pela EY (Ernst & Young) em Monte Carlo, Mônaco. Esta é primeira vez que um empreendedor brasileiro é reconhecido como World Entrepreneur of the Year. Menin também é o primeiro empreendedor da América do Sul a receber a honraria.

 

 
 
 
    Abcic na mAbcic na mídia

ABCIC tem novo presidente de Conselho Estratégico
A Associação Brasileira de Construção Industrializada em Concreto (ABCIC) tem um novo Conselho Estratégico. A presidência do conselho será exercida por José Antonio Tessari, presidente da empresa Rotesma Artefatos de Cimento, e a vice-presidência será de Guilherme Fiorese Philipi, diretor da Marna Pré-fabricados.

Leia mais

Indústria busca competitividade em concretos de alto desempenho A construção industrializada do concreto prepara-se para dar um novo salto tecnológico no Brasil. Nos próximos anos, a meta é desenvolver estruturas com concretos cada vez mais resistentes. “Nosso objetivo será focar especialmente nos concretos de resistência ainda mais elevadas, como o de 60 MPa. Assim como já consolidamos o autoadensável, chegaremos lá também”, diz o novo presidente do conselho estratégico da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto) José Antonio Tessari.

Leia mais

Fôrmas metálicas garantem economia nos pré-fabricados de concreto
Nos pátios de indústrias de pré-fabricados de concreto, as fôrmas usadas para a concretagem das peças estão entre os equipamentos mais importantes para o sucesso do negócio. Afinal, moldes ruins induzem a perdas consideráveis, que vão de retrabalho e ciclos com baixa produtividade a desperdício de materiais e comprometimento do acabamento superficial e da qualidade final do produto.

Leia mais

Selo Abcic de pré-fabricados chega aos 15 anos
O selo de certificação de qualidade para pré-fabricados de concreto do Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto (Abcic) já tem 15 anos de existência. Neste período, 23 empresas produtoras de elementos estruturais pré-fabricados em concreto receberam esta certificação. Criado para garantir a qualidade e respeito às normas na produção e provisão de pré-fabricados de concreto, o selo da Abcic tem três categorias.
Leia mais

 
    Expediente

Abcic News é o Clipping Eletrônico da Abcic -Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Produzido por: Mecânica de Comunicação - powered by Diagrama Comunicação - www.diagramacomunicacao.com.br

 

Endereço: Cond.Villa Lobos Office Park – Av. Queiroz Filho, nº 1.700 - Torre River Tower – B – Sala 403 e 405
Vila Hamburguesa – São Paulo/SP - Tel.: (11) 3763-2839 | abcic@abcic.org.br |
visite nosso site: www.abcic.org.br

Deseja não receber mais as nossas informações? Clique aqui para desabilitar o envio.