Abcic

 
Março/2017
Abcic News - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto

    Expectativas de empresários da construção melhoram no início de 2017, mostra CNI


De acordo com a Sondagem Indústria da Construção divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os empresários da construção esperam a manutenção do nível de atividade nos próximos seis meses. Isso porque o indicador de expectativa de atividade cresceu 2,9 pontos em relação a janeiro, chegando a um total e 50,3. O resultado não acontece desde julho de 2014. O índice vai de 0 a 100, sendo resultados baixo dos 50 pontos indicadores de pessimismo, e acima desse limite, de otimismo.

 

    BIM torna-se aliado no combate à corrupção em obras


O Brasil vive um processo inverso do que se observa em boa parte dos países sul-americanos, e também na América do Norte, na Europa e na Ásia. Em outras nações, o governo está à frente de programas que estimulam a criação de projetos através do BIM. Um exemplo é o Chile. “No Chile, o fenômeno é o contrário do que acontece no Brasil. Lá existe uma força muito grande para implementar o BIM, pois o governo e a Câmara Chilena da Construção estão articulados. Diferentemente do Brasil, em que as construtoras estão usando bastante a plataforma e o governo está começando agora a se mobilizar”, diz Paulo Sanchez, líder do projeto BIM, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COMAT/CBIC).

 

    Estamos num período de recuperação da economia, diz Ministro do Planejamento


O ministro Dyogo Oliveira (Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) de uma reunião do Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp (Consic). Em sua apresentação, disse que “o pior já passou”. Segundo o ministro, “está bem claro que estamos num período de recuperação da economia brasileira. O contato dia a dia com o setor produtivo me mostra que os empresários estão recuperando a confiança”. A inflação está controlada, e isso não é pouca coisa, disse Oliveira. Os investidores estão mais confiantes, e o risco país está abaixo de 279 pontos, aproximando-se do nível de quando o Brasil tinha grau de investimento. Além disso, ações na Bolsa reagiram.

 

 
    Parque Olímpico: experiência no esporte e seu legado


A Concessionária Rio Mais foi responsável por parte da construção do Parque Olímpico. O local possui, aproximadamente, 1,2 milhão m². A Rio Mais ergueu as três Arenas Cariocas, o IBC (Centro Internacional de Transmissão), o MPC (Centro Principal de Mídia), um hotel com 404 quartos, e a infraestrutura das redes subterrâneas da área. Para o Estádio Aquático (obra da Zadar e Engetécnica), Centro de Tênis (obra da IBEG, Tangran e Damiani), Velódromo (obra inicial da Tecnosolo) e Arena do Futuro (Obra da Dimensional), a prefeitura assinou contratos específicos para construção. As Arenas Cariocas 1, 2 e 3 foram montadas em estruturas de concreto pré-moldado e a cobertura é metálica. Já o Centro de Tênis emprega estrutura de concreto na arquibancada. No Velódromo, a montagem da estrutura de concreto se valeu de elementos pré-moldados.

 

 
    Uma fábrica blindada


A Unitec Semicondutores é a única fábrica do gênero de todo o Hemisfério Sul. O produto que deve sair dela deverá ser usado em conexões de sistemas urbanos, cartões e etiquetas inteligentes, diagnósticos médicos, integração de sistemas hospitalares, etc. A construção de uma fábrica de semicondutores é um esforço que exige, ao mesmo tempo, criatividade na concepção e extrema rigidez técnica. Foi essa tarefa que coube à Matec Engenharia. O empreendimento foi construído em estrutura pré-moldada.

 

 
    Segurança de trabalho em altura depende de escolha correta de equipamentos


Os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) são dispositivos essenciais para garantir a segurança no trabalho em altura e seu uso é obrigatório nos canteiros. Dados do Ministério do Trabalho apontam que cerca de 40% dos acidentes em obras no Brasil envolvem serviços dessa natureza, sendo as ocorrências que mais matam trabalhadores da construção civil. Os auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego são os principais responsáveis por fazer a fiscalização do cumprimento correto das normas de segurança no trabalho em altura.

 

 
 
    Abcic na mídia

Estruturas Pré-Moldadas e Pré-Fabricadas – Diferenças e Vantagens
Ágeis e com necessidade de pouca mão-de-obra. Apesar de muitas vezes confundidas, são processos de construção distintos. As estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas têm sua diferenciação estabelecida originalmente pela ABNT NBR 9062:2001. No caso do pré-moldado, os elementos estruturais ou parte da estrutura de uma obra são moldados fora do local de utilização definitiva, enquanto no pré-fabricado os elementos estruturais ou parte são moldados em instalações industriais. “No entanto, tal fato não indica necessariamente que a qualidade dos elementos pré-moldados seja inferior aos pré-fabricados em canteiros de obras. O importante é que haja a conformidade com todos os requisitos estabelecidos em norma para ambos os casos”, ressalta Íria Doniak, presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC).
Leia mais

 

Seminário traz reflexões sobre os desafios da industrialização na construção civil
A ABCIC promoveu no dia 22 de setembro de 2016 o 7º Seminário Internacional ABCIC, cujo tema central foi "Inovaçao e Ousadia para Vencer os Atuais Desafios e Gerenciar o Futuro". O evento que reuniu palestrantes nacionais e internacionais faz parte da Jornada Internacional ABCIC 2016 Estruturas Pré-Moldadas de Concreto.
Leia mais

 

Shopping Morumbi Town
O Shopping Morumbi Town foi o vencedor do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) pela combinação entre sistema construtivo, tecnologia, e arquitetura diferenciada. Com projeto de Antônio Dias Neto, do escritório Lopes Dias Arquitetura, a arquitetura recria a dinâmica de uma microcidade, que inclui grandes átrios e praças internas, com área interior e exterior conectadas por varandas e transparências. O uso dos pré-fabricados atendeu a prazos e conceito arquitetônico e transformou o shopping Morumbi Town no grande vencedor do prêmio Obra do Ano, da Abcic.
Leia mais

 

Movimentação de pré-fabricados de grande porte requer logística sofisticada
Elementos pré-fabricados de concreto são comumente utilizados em obras de grande porte como estratégia para adicionar racionalidade, industrializar o processo construtivo e abreviar o tempo de execução das obras. Mas por causa da dimensão das peças, a logística por trás dessa solução construtiva é complexa, tanto no trajeto entre a fábrica e o local da obra, quanto dentro do canteiro. O problema torna-se ainda mais crítico em grandes centros urbanos, em obras realizadas em terreno pequeno e em ruas muito movimentadas, perto de fios de alta tensão. “As grandes cidades impõem como desafio não somente o tráfego complicado, mas também terrenos complexos para a movimentação de guindastes. Tudo isso demanda um estudo detalhado para definição do sistema e para a montagem da estrutura”, comenta a engenheira Íria Lícia Oliva Doniak, presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC).
Leia mais

 
    Expediente

Abcic News é o Clipping Eletrônico da Abcic -Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Produzido por: Mecânica de Comunicação - Power by Arte Interativa - www.arteinterativa.com.br

 

Endereço: Rua General Furtado do Nascimento, 684 – Cj 63 - Alto de Pinheiros - CEP 05465-070 - SP
Tel.: (11) 3763-2839 | abcic@abcic.org.br | visite nosso site: www.abcic.org.br