Abcic

 
Nº11 –Novembro/2014
Abcic News - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto

    Inovação construtiva


Desde que o Sinat entrou em vigor, em meados de 2009, a adesão das construtoras aos sistemas construtivos inovadores ficou mais fácil. Criado no âmbito do PBQP-H, o Sinat avalia o desempenho de materiais e sistemas construtivos que ainda não têm normas técnicas específicas. Mas isso não significa que introduzir um sistema inovador seja algo simples para as construtoras. Muito pelo contrário. Ter que convencer o meio técnico, o consumidor e os agentes financiadores sobre a segurança da inovação continua sendo um obstáculo grande, assim como adaptar suas práticas internas e mão de obra para aderir a novas tecnologias.

 

 

    Industrializar é preciso
 

Industrialização é a palavra da vez na construção civil. E os sistemas construtivos industrializados têm papel fundamental neste momento dinâmico em que o setor se volta à busca da competitividade, qualidade e produtividade. Além de reorganizar e redefinir o trabalho no canteiro, necessariamente com trabalhadores mais qualificados, e também fora dele, demandando mais planejamento e qualidade nos projetos, o uso de sistemas industriais aponta para obras mais sustentáveis.

 

 
    Abcic na mídia

A qualidade como meta
A falta de qualidade dos produtos e sistemas construtivos utilizados em muitas edificações na construção civil brasileira sempre foi um problema grade, que acabava prejudicando os usuários finais dos edifícios. A notícia positiva para os compradores de materiais de construção e, especialmente, de produtos à base de cimento, como argamassas, blocos e pisos, lajes e pré-moldados estruturais, é que esses artefatos contam hoje com programas voltados para a qualidade, como é o caso do Selo de Excelência da Abcic.
Leia mais

Para o alto, e avante
O Portal Massa Cinzenta veicula um Podcast com uma entrevista com a engenheira Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, que destaca, entre outros assuntos, que sem industrialização não serão atendidas as demandas em obras de infraestrutura e de habitação. “É hora de a construção industrializada “crescer para cima”, destaca Íria.
Ouça

 
    Emprego do CAA na indústria de concreto pré-fabricado
 

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais aspectos para a implantação do concreto autoadensável (CAA), vivenciados na experiência ocorrida numa planta de produção de concreto pré-fabricado. A adoção do CAA na indústria de concreto pré-fabricado é potencializada pela logística de produção do concreto em fábrica, controle tecnológico e de qualidade empregados nos processos.

 
 
    Programa MasterPEC e a Capacitação Profissional
 

Há dois anos e meio, ao assumir a Diretoria de Cursos do IBRACON, tendo sempre por princípio avaliar todo o contexto, iniciei pesquisando a evolução da Engenharia e do seu ensino no Brasil e no Mundo. Precisava ter uma noção exata do momento em que encontrávamos, do que precisávamos, e correlacionar isto com o estatuto do Instituto e com a importante tarefa que me foi proposta – a reformulação do programa MasterPEC (Master em Produção de Estruturas de Concreto).

 
 
    Projeto de shopping em São Paulo é elaborado integralmente com o uso de BIM
 

O projeto do Cantareira Norte Shopping, em execução pela Sinco Engenharia na capital paulista, terá todos os sistemas construtivos desenvolvidos com a tecnologia Building Information Modeling (BIM), incluindo o projeto estrutural e o acompanhamento diário da obra. O case do projeto foi apresentado durante o 5º Seminário Internacional BIM, promovido pelo SindusCon-SP. A proposta de adotar o BIM para planejar todos os aspectos da obra foi tomada com o objetivo de aplicar um modelo que garantisse métodos inteligentes de gerenciamento e manutenção de toda a operação, segundo o diretor da Sinco, Fernando Corrêa da Silva.

 
 
    Pré-moldado acelera obra de supermercado
 

A nova loja do supermercado Tauste, inaugurada em setembro, no bairro Campolim, em Sorocaba, em São Paulo, ficou pronta em 16 meses. Com 16,5 mil m² de área construída, toda a estrutura da loja foi montada integralmente com material pré-moldado, instalado em apenas 150 dias pelo Grupo Premodisa. Pilares, vigas, lajes alveolares e escadas em concreto armado para a obra foram construídos pela Premodisa e Lajeal, duas outras empresas do grupo.

 
 
    Expediente

Abcic News é o Clipping Eletrônico da Abcic -Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Produzido por: Mecânica de Comunicação - Power by Arte Interativa - www.arteinterativa.com.br

 

Endereço: Rua General Furtado do Nascimento, 684 – Cj 63 - Alto de Pinheiros - CEP 05465-070 - SP
Tel.: (11) 3763-2839 | abcic@abcic.org.br | visite nosso site: www.abcic.org.br