Abcic

 
Nº10 – Outubro/2014

    Governo não estimula sistemas industrializados na construção, afirma coordenador de grupo da Fiesp

O governo atua de forma conservadora e não estimula sistemas industrializados, que poderiam contribuir para a solução do déficit de moradias no país. A opinião é de Walter Cover, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) sobre Construção Industrializada do Programa Compete Brasil do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Além disso, a falta de isonomia tributária entre sistemas convencionais e industrializados é um dos pontos que atrasam a evolução da cadeia produtiva, segundo Cover, que presidiu encontro do grupo, na sede da federação. Durante a reunião, foram consolidadas algumas contribuições dos participantes do grupo ao ConstruBusiness 2014 e houve uma seleção de temas para a agenda de ações futuras.

 
 
    Abcic na mídia

Industrialização requer capacitação e planejamento
Durante seminário da Abcic sobre soluções industrializadas para o segmento de estruturas de concreto, realizado na Concrete Show, o engenheiro Jorge Batlouni Neto, vice-presidente de Tecnologia, Qualidade e Meio Ambiente do SindusCon-SP, enfatizou a importância do treinamento intensivo da mão de obra. “Isso vai além da padronização, coordenação modular e mecanização. É preciso ter uma equipe bem preparada”, ponderou. Segundo ele, a preocupação com a capacitação é ainda mais importante quando se trabalha com produtos pré-fabricados. Como exemplo, Batlouni citou treinamento específico para içamento (rigging), imprescindível na montagem de peças pesadas.
Leia mais

    José Romeu Ferraz Neto é eleito presidente do SindusCon-SP

A nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) tomou posse em 5 de agosto e elegeu como presidente da entidade José Romeu Ferraz Neto. Engenheiro civil e administrador de empresas, Ferraz Neto afirma que uma de suas missões à frente do sindicato será impulsionar ações de valorização da imagem de construtores e incorporadores, muitas vezes deturpada, na opinião dele. Diz que se empenhará também em relação à questão da incidência de ISS. “Outro problema tributário é a cobrança de ICMS sobre pré-fabricado, que incide sobre um produto que sai da fábrica para ir para o canteiro de obra – ao passo que, se o mesmo item for produzido em canteiro, não há cobrança. Isso provoca encarecimento e atravanca a evolução tecnológica”.

 
    Pré-moldado é alternativa para construção

Para driblar o "apagão" de mão de obra na construção civil, que tem se transformado num desafio para o setor, empresas estão buscando novas ferramentas que resolvam esse gargalo. A industrialização dos canteiros de obra, com a utilização do sistema pré-moldado é alternativa mais utilizada hoje pelas construtoras em Minas Gerais. Além de reduzir pela metade o número de operários, a técnica impacta também na queda de até 20% no custo final da obra, e representa aumento da produtividade, conforme aponta a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP-MG). Outro ponto positivo é poder aferir o custo do material aplicado, reduzindo o desperdício.

 
    PRÉ-FABRICADOS: Shopping RioMar Fortaleza

O shopping RioMar Fortaleza será um dos maiores do Nordeste e do Brasil, com seus 320 mil m2 de área construída. O shopping, do grupo JCPM, teve seu projeto arquitetônico concebido levando em consideração as características físico-geográficas do seu entorno – está situado no bairro do Papicu, próximo aos conhecidos bairros de Aldeota e Meireles -, com forte ênfase nos conceitos de sustentabilidade, característica presente também nos dez outros centros de compras próprios ou com participação do grupo, localizados em Pernambuco, Sergipe, Bahia e São Paulo. De acordo com o arquiteto André Sá, sócio-diretor do escritório de arquitetura AFA, responsável pelo projeto do shopping, “a arquitetura brasileira vem nos últimos anos, acompanhando a evolução da tecnologia empregada nas soluções estruturais em pré-moldados de concreto e/ou mista de concreto e aço”.

 
    Prefeitura de São Gonçalo publica licitação para mais duas escolas integrais

A Prefeitura de São Gonçalo, no interior de Minas Gerais, publicou edital de concorrência pública para construção de duas escolas de tempo integral. Para garantir agilidade na construção das novas escolas, o edital de concorrência foi dividido em blocos. Nesta fase, estão sendo licitadas a contenção e estrutura pré-fabricada de concreto da escola de Tempo Integral do Recreio (lote 2), fundação e estrutura pré-fabricada de concreto da Escola de Tempo Integral de Pacas (lote 3). Já o primeiro lote, consiste na fundação, contenção e estrutura pré-fabricada para construção do Centro Administrativo.

 
 
    Serviços

ABCIC em nova sede
Anote o novo endereço da sede da ABCIC: Rua General Furtado do Nascimento, 684 – Cj 63 (esquina com a Av. Arruda Botelho) – Alto de Pinheiros – S. Paulo – CEP 05465-070 – Telefone (11) 3763-2839 ou (11) 3021-5733.

 
    Expediente

Abcic News é o Clipping Eletrônico da Abcic -Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Produzido por: Mecânica de Comunicação - Power by Arte Interativa - www.arteinterativa.com.br

 

Endereço: Rua General Furtado do Nascimento, 684 – Cj 63 - Alto de Pinheiros - CEP 05465-070 - SP
Tel.: (11) 3763-2839 | abcic@abcic.org.br | visite nosso site: www.abcic.org.br