O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto foi criado em 2011, ano comemorativo de uma década de atividades da Abcic, com o objetivo de prestigiar, anualmente, as empresas pré-fabricadoras que executam as estruturas e também dar um destaque especial aos profissionais arquitetos e engenheiros projetistas que têm utilizado esse sistema construtivo em seus projetos.
O evento recebeu incentivo e apoio da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção), através da Revista Grandes Construções, no desenvolvimento da premiação, na composição do júri e no acompanhamento do evento. “Esse relacionamento começou durante a Construction Expo 2011 e se consolidou através do apoio ao Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricado de Concreto", disse Paulo Sérgio Cordeiro, que na época era diretor de Marketing da Abcic.
O júri foi escolhido e validado pelo conselho estratégico da Abcic, tendo como base a representatividade da arquitetura, da engenharia estrutural, da tecnologia do concreto e a qualidade das obras, da Revista Grandes Construções e das grandes construtoras clientes das estruturas pré-fabricadas. Atualmente, compõe a Comissão Julgadora o arquiteto e professor Paulo Campos (FAU-USP); o professor e engenheiro estrutural Augusto Carlos Vasconcelos (que também foi o precursor do concreto pré-fabricado no Brasil); pelo engenheiro Roberto Falcão Bauer (IFBQ), pelo engenheiro Afonso Mamede (SOBRATEMA) e pelo engenheiro Paulo Oscar Auler Neto (Revista Grandes Construções).
A coordenação do prêmio é da engenharia Íria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva da entidade. Já o Conselho Técnico está constituído pelo engenheiro Hugo Ribas Branco, que atuou como jurado nas sete primeiras edições do prêmio e pelo engenheiro Rodrigo Nurnberg (TQS).
Ao longo das edições, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto se estabeleceu como a mais importante premiação do setor, reconhecendo o empenho e a dedicação de todas as empresas e profissionais envolvidos com a construção industrializada de concreto, sendo um tributo à inovação, sustentabilidade, produtividade e técnica, características marcantes dessa solução de engenharia.
Além de sua importância, a premiação tem recebido uma grande diversidade de obras, apresentando diversas soluções de aplicação do concreto pré-fabricado; inovação para viabilizar a arquitetura dos empreendimentos e maior agilidade em cronogramas e logística de montagem cada vez mais ousados.
Por isso, nesta edição de 2018, a Comissão Julgadora e a Abcic decidiram que premiação passa a ter três categorias: edificações, infraestrutura e pequenas obras. “Esse foi um pedido do Júri pela quantidade de obras diversificadas recebidas, além do que muitas vezes, eles têm uma dificuldade em desempatar as obras, porque é difícil comparar um projeto de infraestrutura com um de pequeno porte ou de edificações. Isso vai facilitar o trabalho do Júri porque eles vão analisar obras de um mesmo segmento e/ou tamanho”, finaliza Íria.