O nome "Excelência", nasceu quando o setor se deu conta de que o Selo não seria apenas um programa que atestaria a qualidade das empresas, mas sim o seu compromisso em relação a segurança, responsabilidade social e meio-ambiente.
Desde a sua criação, em 2003 o Selo tem o objetivo de fixar a imagem do setor com padrões de tecnologia, qualidade e desempenho adequados às necessidades do mercado.
O selo também é válido para plantas instaladas em canteiros de obras, desde que atendam aos regimentos e normas aplicáveis.
As normas e regimentos estão disponíveis neste site para download:
O processo de certificação é conduzido e operacionalizado pelo IFBQ (Instituto Falcão Bauer da Qualidade), entidade subcontratada pela ABCIC visando assegurar eficácia, interdependência e isenção ao processo de certificação.
O credenciamento do processo de certificação, comparável a um processo de acreditação do sistema, se dá pela CCRED (Comissão de Credenciamento). Trata-se de uma comissão voluntária, formada por representantes de outras entidades com interface no Sistema Construtivo que a Abcic representa.
Entidades Membros da CCRED : ABCP, CTE, IBRACON, ASBEA, IAB, ABNT-CB 18, SINDUSCON –SP e ABECE.
Para elaboração dos Regimentos e Normas aplicáveis, especialistas do setor formaram um comitê. Tiveram como referências não só as normas de qualidade internacionais, mas também as normas técnicas ABNT aplicáveis ao produto.
Outra referência importante adotada para a estruturação do selo de excelência, foi o programa de certificação do PCI – American Precast/Prestressed Concrete Insitute.
Referências Adotadas para o Selo de Excelência:
O Selo de Excelência Abcic é um programa alinhado com o conceito de Sustentabilidade, a medida em que introduz não somente qualidade, mas também responsabilidade social, segurança e meio - ambiente.
Por ser um programa específico direcionado e elaborado para o setor avalia não somente a Gestão de Qualidade, mas também o efetivo atendimento da ABNT NBR 9062 - Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado.
Trata-se de um programa evolutivo que busca a melhoria das empresas de acordo com o avanço nos níveis do selo, conforme abaixo:
Nível I:
Nível II
Nível III
As auditorias são conduzidas na empresa, plantas de produção e obras.
O atestado é emitido por planta de produção. No certificado estará identificado o Nível (I, II ou III) e o escopo da auditoria realizada.
Escopos da Certificação:
1) Quais as condições para uma empresa aderir ao Selo de Excelência Abcic?
Sendo associada Abcic (se sua empresa ainda não é associada verifique neste site Como Associar-se).
Estando em dia com as obrigações estatutórias.
2) Como devo proceder para dar início ao processo de credenciamento?
Avaliar sua empresa em relação a norma de requisitos N2, de acordo com o nível pretendido à certificação.
- Enviar formulário de credenciamento preenchido ao IFBQ solicitando proposta. Este formulário deverá ser solicitado diretamente com o IFBQ.
- Com o aceite da proposta de adesão agendar data para avaliação da planta de produção (incluindo obras em execução)
Contato do IFBQ – Josivaldo A. Moura – jmoura@falcaobauer.com.br – (11) 3611-0833 – Ramal 1399.
Após a realização da avaliação inicial, é emitido um relatório, que é analisado e validado pela CCRED e caso deferido será emitido o atestado
3) Todo associado Abcic está participando do Selo de Excelência Abcic?
Não. As empresas que além de associadas estão credenciadas ao Selo de Excelência encontram-se listadas abaixo:
Legenda:
fundação (FU)
estrutura armada (AR)
estrutura protendida (PR)
painéis arquitetônicos (PA)
peças alveolares (AL)
telhas (TE)
monoblocos (MO)
4) Sou cliente de Estruturas Pré-moldadas, como faço para saber se meu fornecedor está certificado?
Solicite o atestado, verifique o nível, o escopo, a planta de produção e a validade do mesmo.
5) Quais as vantagens de possuir o Selo de Excelência Abcic?
A principal vantagem é que além de possuir o seu Sistema de Gestão avaliado, pelo fato da norma aplicável ao produto estar também sendo tomada como referência nos requisitos avaliados, a empresa poderá ter uma avaliação de como está em relação a este aspecto, fundamental não somente em a efetiva melhoria de processos como também no que diz respeito ao atendimento ao Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, pelo fato de que a comissão de credenciamento se reúne periodicamente para validar as avaliações realizadas e propor melhorias ao próprio processo de avaliação perspectivas normas, sua empresa estará evoluindo juntamente com o programa agregando valor para o setor.
6) Como funciona o credenciamento do selo Abcic?
Segue quadro abaixo mostrando a forma de funcionamento do selo Abcic.