Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto


Prêmio obra do ano em Pré-fabricados de concreto

O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto foi criado em 2011, ano comemorativo de uma década de atividades da Abcic, com o objetivo de prestigiar, anualmente, as empresas pré-fabricadoras que executam as estruturas e também dar um destaque especial aos profissionais arquitetos e engenheiros projetistas que têm utilizado esse sistema construtivo em seus projetos. 

O evento inicialmente recebeu grande incentivo e apoio da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), através da Revista Grandes Construções, que muito contribuiu para sua consolidação. Apoiado também por outras entidades parcerias relacionadas ao seu escopo, como a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), o Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (SINAPROCIM).

O júri foi escolhido e validado pelo conselho estratégico da Abcic, tendo como base a representatividade da arquitetura, da engenharia estrutural, da tecnologia do concreto e a qualidade das obras, da Revista Grandes Construções e das grandes construtoras clientes das estruturas pré-fabricadas. Atualmente, compõe a Comissão Julgadora o arquiteto e professor Paulo Campos (FAU-USP); o professor e engenheiro estrutural Mounir Khalil El Debs, pelo engenheiro Roberto Falcão Bauer (IFBQ), pelo engenheiro Afonso Mamede (SOBRATEMA) e pelo engenheiro Paulo Oscar Auler Neto (Revista Grandes Construções). 

A coordenação do prêmio é da engenharia Íria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva da entidade. Já o Conselho Técnico está constituído pelo engenheiro Rodrigo Nurnberg (TQS). 

Ao longo das edições, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto se estabeleceu como a mais importante premiação do setor, reconhecendo o empenho e a dedicação de todas as empresas e profissionais envolvidos com a construção industrializada de concreto, sendo um tributo à inovação, sustentabilidade, produtividade e técnica, características marcantes dessa solução de engenharia. 

Além de sua importância, a premiação tem recebido uma grande diversidade de obras, apresentando diversas soluções de aplicação do concreto pré-fabricado; inovação para viabilizar a arquitetura dos empreendimentos e maior agilidade em cronogramas e logística de montagem cada vez mais ousados. 

Em 2018, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto passou a contar com três categorias: edificações, infraestrutura e pequenas obras. “Esse foi um pedido do Júri pela quantidade de obras diversificadas recebidas, além do que muitas vezes, eles tiveram uma dificuldade em desempatar as obras, porque é difícil comparar um projeto de infraestrutura com um de pequeno porte ou de edificações”, finalizou Íria.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!