Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 135º Newsletter Edição Especial 127

A cidade de Joinville terá habitações em pré-fabricado de concreto. A prefeitura lançou recentemente um edital para construção de unidades habitacionais no município. Essa iniciativa é importante para nosso setor e para a industrialização no país. Por falar nesse tema, minha coluna publicada na Revista Negocio & Construcción avalia que a industrialização será o novo normal na construção.

Dois índices da FGV apontam um cenário mais positivo para construção nos próximos meses. O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,8 ponto em fevereiro, para 94,4 pontos, após quatro meses seguidos de queda. Já o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (Icei) subiu 2,1 pontos em fevereiro, para 51,7 pontos. Contudo, o indicador ficou 4,9 pontos abaixo do patamar de fevereiro de 2022, mostrando que a confiança do setor, embora tenha retornado, está menor e menos disseminada que há um ano.

No mercado imobiliário, houve uma queda no número de lançamentos e unidades residenciais vendidas em 2022. Segundo dados da CBIC, a redução foi de 8,6% para os lançamentos e de 3,2% para as vendas. Esse resultado é reflexo, principalmente, da redução nos lançamentos e nas vendas do então Casa Verde e Amarela, atual Minha Casa, Minha Vida, devido ao descasamento do custo com a capacidade de compra das famílias.

Em termos macroecônomicos, o Sinaprocim trouxe dados do Banco Central, que apontam que o IPCA de 2023 deve encerrar em 5,89%. Para o PIB, a expectativa de crescimento oscilou para 0,80%. No que se refere à taxa SELIC, a expectativa do mercado continua em 12,75% ao ano.

A newsletter destaca ainda a queda do INCC-M no acumulado em 12 meses, o menor ritmo de aumento dos preços dos imóveis, o crescimento do uso do BIM na área imobiliária e a reestruturação do Programa Minha Casa, Minha Vida.
 
Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!