Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Uso da tecnologia BIM está cada vez mais presente na incorporação imobiliária brasileira

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) aponta que seis em cada dez incorporadoras já utilizam a metodologia Building Information Modeling (BIM) nos projetos de seus empreendimentos. O levantamento foi feito com diretores, coordenadores e superintendentes de 60 associadas à entidade. 

O BIM é uma tecnologia que permite que todos os envolvidos no planejamento e obras de um empreendimento confiram, praticamente em tempo real, as alterações realizadas nele. A ferramenta ainda contribui para que o trabalho seja realizado de forma colaborativa através da integração de dados de diferentes áreas. Ou seja, ele integra arquitetos, fornecedores de materiais até a área de engenharia.

Ao todo, 61,6% das incorporadoras que responderam ao levantamento coordenam seus trabalhos na plataforma BIM. São empresas que já trabalham com a metodologia 3D que permite um modelo digital do projeto em que é possível adiantar, já nas primeiras fases da obra, verificações que seriam executadas apenas na fase de realização.

A grande maioria das empresas têm usado o BIM para arquitetura, paisagismo, terraplanagem, estruturas, fundações, parte elétrica e hidráulica, dentre outros uma vez que a metodologia é dividida em diferentes dimensões. Sendo assim, o levantamento apontou que o BIM 3D, responsável por tornar o projeto um modelo virtual com uma maquete eletrônica, é utilizado por 91,4% dos que já aderiam à plataforma. 

Já o 4D, voltado ao planejamento e utilizado à prevenção de riscos, permitindo uma visualização prática do planejamento da construção com análises que seriam feitas apenas no momento de execução, foi aderido por 23,5% das empresas. 

Por sua vez, o BIM 5D, que analisa os custos da obra e auxilia na previsibilidade do orçamento, já é comum para 51,4% das incorporadoras pesquisadas pela Abrainc.

Ainda, 50% das empresas querem implantar no curto prazo a dimensão 6D, associada à eficiência energética e ao desenvolvimento sustentável de um edifício novo ou já existente e outros 45,4% dos pesquisados entendem como necessária no longo prazo o BIM 7D, que trata do gerenciamento e da manutenção do edifício ao longo de seu ciclo e vida.

O presidente da Abrainc, Luiz França, vê o BIM como um novo conceito de gestão de obras ao ser utilizado em todas as etapas de um projeto, do estudo de viabilidade, passando pelo planejamento, o orçamento da obra, execução, manutenção e pós-obra. "Cada vez mais incorporadoras buscam melhorar a qualidade das informações compartilhadas em seus projetos com suas equipes. Com o BIM a indústria da construção civil segue inovando, acompanhando a vanguarda tecnológica e otimizando a produtividade dentro da obra, além de proporcionar diversas vantagens como a redução de erros e de custos”, finaliza.

Matéria publicada na Abrainc

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!