Os maiores líderes e players globais do setor da construção estarão reunidos no Rio de Janeiro de 19 a 21 de setembro para o Rio Construção Summit 2023, promovido pelo Sinduscon-Rio. Durante três dias, os participantes irão debater a conjuntura atual e as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil.
O RCS, que acontece no Píer Mauá, é uma iniciativa idealizada com o intuito de ser totalmente imersiva, promovendo trocas de informações, rodas de negócios e networking. A programação inclui mais de 200 palestrantes, que se apresentarão em quatro palcos simultâneos para compartilhar mais de 80 horas de conteúdo. Para a abertura do evento, estão previstas as participações do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e dos prefeitos das cidades de Madrid (Espanha) e Bogotá (Colômbia).
“É um evento de peso, que vai trazer para o Rio de Janeiro o protagonismo das discussões em torno da indústria da construção e do mercado imobiliário”, afirma Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio. “Vamos falar sobre inovação, legislação, novos métodos construtivos, debates e apresentação de exemplos de sucesso, nacionais e internacionais, apresentados por palestrantes de renome que trarão muito conteúdo.”
Os organizadores estimam que mais de 5.000 pessoas marquem presença durante os três dias de atividades, incluindo empresários, profissionais de engenharia e arquitetura e estudantes. Nas mesas de debate, alguns dos nomes já confirmados são os de Cláudio Medeiros, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicom), Eduardo Toledo, professor e doutor em engenharia elétrica pela USP, Íria Doniak, presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto (Abcic), e Danielle Hoppe, gerente de transportes ativos do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP).
Um dos convidados internacionais é Mohamad Kassem, professor de Engenharia e Construção Digital na Escola de Engenharia da Universidade de Newcastle (UNEW), no Reino Unido. Ele irá falar sobre o impulsionamento da inovação por meio da digitalização dos processos na construção.
A programação também inclui a discussão mais do que atual sobre os impactos da Reforma Tributária no setor da construção civil, com a presença, dentre outros, de Rodrigo Dias, conselheiro jurídico do Sinduscon-SP, e de Manoel Procópio Junior, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, sob a mediação de Luiz Antonio França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Outros assuntos que farão parte do Rio Construção Summit 2023 serão a reindustrialização no Brasil, as inovações que vão transformar o futuro do segmento, o papel dos setores público e privado na modernização e no aumento da eficiência da cadeia produtiva, segurança no trabalho e as práticas adotadas no Brasil e no exterior em relação à qualificação profissional.
As inscrições para o evento devem ser feitas pelo site oficial.
Matéria publicada no Massa Cinzenta