Se dependesse do ritmo das obras, a Copa do Mundo no Catar, que será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022, nem precisaria esperar mais um ano para começar. Quase toda a infraestrutura planejada para o evento já está concluída. Dos 8 estádios que receberão jogos, 6 já foram inaugurados. Os demais devem ficar prontos até o final do 1º trimestre de 2022, assim como as novas linhas de metrô e outros projetos que facilitam a mobilidade urbana no país árabe.
O mais recente estádio concluído é Al Thumama, que ficou pronto no final de outubro. A arena localizada em Doha, capital do Catar, tem 40 mil lugares e formato que imita um chapéu tradicional usado pelos árabes, chamado de gahfiya. Os outros estádios já prontos para a Copa do Mundo são o Khalifa International, o Al Janoub, o Education City, o Ahmad Bin Ali e o Al Bayt. Todos possuem sistema para resfriar o ar nas arquibancadas e no campo. A tecnologia utiliza grandes ventiladores alimentados por energia solar.
Após o evento da Fifa, os estádios da Copa do Catar serão desmontados parcialmente ou integralmente. O Al Thumama, por exemplo, ficará com 20 mil lugares e a área que será retirada dará lugar a um hotel. As partes desativadas dos estádios não serão demolidas, mas doadas para países pobres da África e da Ásia, através de programas da Fifa para a disseminação do futebol.
Construção industrializada de concreto é predominante nos projetos dos estádios
Todos os 8 estádios utilizaram a pré-fabricação e a construção modular para serem erguidos. Quatro deles – os que comportam mais público – foram 100% construídos com elementos pré-fabricados de concreto (Khalifa International, Education City, Al Thumama e Lusail). Três (Al Bayt, Al Janoub e Ahmad Bin Ali) usam sistemas mistos de concreto e aço em seus projetos e um deles, o Ras Abu Aboud, utiliza estruturas de aço e contêineres.
Os estádios que estão na reta final de execução são o Lusail, com capacidade para 80 mil lugares, e que será o palco da final da Copa do Mundo, e o Ras Abu Aboud. O Catar priorizou a mobilidade urbana. Por isso, a maior distância a ser percorrida entre os estádios equivale a uma hora de deslocamento por via terrestre. Cinco localizações foram contempladas como cidades-sede: Doha, que tem 3 estádios (Khalifa International, Al Thumama e Ras Abu Aboud); Al Rayyan, com 2 estádios (Education City e Ahmad Bin Ali), e Lusail, Al Khor e Al Wakrah.
Com população de quase 2,3 milhões de habitantes, o Catar atualmente é considerado o país mais rico do Oriente Médio. O investimento para promover a Copa do Mundo já está em 138 bilhões de dólares. Além de construir os estádios e a infraestrutura de mobilidade urbana, o país colocou em pé a cidade de Lusail – a primeira cidade-inteligente do mundo árabe – e viabilizou uma ferrovia com trens de alta velocidade que percorre 1.940 quilômetros e liga o Catar a outros 5 países: Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait e Bahrein.
Matéria publicada no Massa Cinzenta