Os vencedores do 10º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, nas categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, foram anunciados pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) no dia 2 de dezembro, em São Paulo. A solenidade de premiação híbrida (presencial e virtual) reuniu empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais.
Em Edificações, a obra vencedora foi o empreendimento Dynamic Faria Lima, em São Paulo (SP), que se caracteriza por ser um projeto dinâmico e flexível, a fim de atender as necessidades corporativas específicas de cada segmento. Um dos grandes desafios foi a concepção da estrutura pré-fabricada fornecida pela Leonardi Construção Industrializada para atender o projeto arquitetônico de Sergio Athié (Athié Wohnrath), que havia sido elaborado para ser edificado de forma convencional. Os pré-requisitos de funcionalidade e estética exigiram alguns pilares com excentricidade a partir do pavimento tipo, grandes vãos livres e painéis de fachada que chegaram a ter 16 metros de comprimento. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi.
Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para LD Celulose – Projeto Amadeus, em Minas Gerais, que também foi o vencedor da categoria Voto Popular. Um dos maiores desafios foi a execução dos tanques circulares e o edifício Cooling Tower, uma vez que a etapa de projetos já precisou de especial atenção para obtenção da melhor solução em pré-fabricado fornecida pela Cassol Pré-Fabricados. Já o maior destaque da obra foi a necessidade de elevada precisão, com termos menores tolerâncias de produção para que a montagem não acumulasse os desvios, promovendo, principalmente, o encaixe correto de peças e passagens de cabos de protensão exatamente conforme constava em projeto estrutural de Walter do Nascimento Filho (Enge-W Cálculos e Projetos).
Já na categoria Pequenas Obras, o vencedor foi a Escola Carandá Educação, situada em São Paulo, com projeto arquitetônico de Carla Cristina Alves Estrella Machado (Escritório Königsberger Vannucchi), que teve como desafio acomodar o extenso programa em um terreno pequeno, o que levou à verticalização da edificação. A Protendit, empresa responsável pelo fornecimento do pré-fabricado de concreto, teve como desafio atender de maneira integral os moldes e projetos da arquitetura. Das 514 vigas totais do prédio houve a necessidade de detalhamento de 462 projetos individuais com algum tipo de pequena modificação nas peças. O projeto estrutural ficou a cargo de Flavio Isaia (IGA Engenharia e Consultoria).
O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2021 concedeu ainda duas menções honrosas em cada categoria: Edifício Multipavimentos Sicoob e Vita Boulevard (Edificações); Duplicação Ponte Wagner Estelita e Implantação de 2 Passarelas na Rodovia Rachid Rayes – SP-333 (Infraestrutura); e Geocal Minerações e MPO EDT Alphaville (Pequenas Obras).
Criado em 2011, a premiação prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos. A premiação tem o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais para Construção, AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, FIABCI - Federação Internacional Imobiliária, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, SECOVI - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo, SINAPROCIM - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento e Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.
O evento híbrido teve o patrocínio do Concrete Show e MC-Bauchemie.