Norteado por um tema extremamente atual “Sustentabilidade no Projeto Estrutural – Tendência ou Realidade?”, o ENECE 2023 – 26º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural foi promovido no dia 5 de outubro de 2023, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).
O evento contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, na solenidade de abertura, que parabenizou a ABECE pela escolha do tema para esta edição do ENECE. “A sustentabilidade está em pauta com grande ênfase no setor da construção e na pré-fabricação em concreto”, pontuou. Lembrou da importância de movimentos, como o GT Construção Industrializada, liderado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), em prol da industrialização da construção civil, que resultaram na iniciativa Construa Brasil, que está sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, atualmente, que tem como pilares: desburocratização, digitalização e industrialização. “Sem industrialização, seguramente, não alcançaremos as metas relativas a neutralidade de carbono”, enfatizou.
Íria comentou ainda que os sistemas construtivos vão continuar coexistindo, mas não é possível falar em produtividade e sustentabilidade sem a industrialização. “Precisamos aumentar o percentual de 10% de participação dos sistemas industrializados no mercado da construção civil brasileira”. Segundo ela, a industrialização é uma pauta internacional e está em evidência em todas as áreas. “É fundamental que o ecossistema da construção civil esteja unido para o avanço e para a transformação que o Brasil precisa”, refletiu.
O ENECE contou ainda as presenças do presidente e o vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic, Felipe Cassol e João Carlos Leonardi, respectivamente, e o diretor de Marketing da Abcic, Wilson Claro. A Abcic foi patrocinadora ouro e entidade apoiadora do evento.
A programação contou com palestrantes especialmente convidados que abordaram assuntos relacionados à sustentabilidade na engenharia estrutural. A palestra de abertura foi proferida pelo engenheiro espanhol David Fernandez Ordoñez, secretário geral da fib – International Federation for Structural Concrete, que apresentou as ações da entidade na área da sustentabilidade, comentou sobre o tema dentro do Model Code 2020, que deve ser finalizado até o final do ano, e ressaltou a importância da pré-fabricação de concreto no mundo e para a sustentabilidade. Mestre em Engenharia Civil, é professor convidado de pré-fabricação na EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne), Suiça.
A cobertura do ENECE 2023 estará na edição 30 da Revista Industrializar em Concreto.