No dia 24 de abril, os associados e convidados do Abcic Networking XIX puderam acompanhar apresentações relacionadas à soluções inovadoras em aço e as particularidades do painel arquitetônico de fechamento, além de uma palestra com informações sobre o Concrete Show 2025, marcado entre os dias 19 e 21 de agosto, no São Paulo Expo.
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, reiterou a importância do Abcic Networking para conhecimento e relacionamento entre o ecossistema do setor e enfatizou a realização de dois grandes eventos neste semestre: o International fib Symposium on Conceptual Design of Concrete Structures 2025, entre os dias 14 e 16 de maio, no Rio de Janeiro, após a realização do XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, nos dias 12 e 13 de maio, e o 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção (PPP) em Concreto Pré-Moldado, nos dias 4 e 5 de junho, em Brodowski, interior de São Paulo.
Outro ponto tratado por Íria foi a nova edição da Revista Industrializar em Concreto, que traz uma matéria sobre a Abcic ter iniciado a implementação das Declarações Ambientais de Produto (DAPs) do setor, com a contratação da consultoria espanhola Abaleo, e a contratação de Anne Elize Puppi Stanislawczuk, como consultora técnica dessa iniciativa.
“Evoluímos bastante em relação ao tema de Edifícios Altos, com todas as ações promovidas no ano passado. Agora, nosso foco está na sustentabilidade, que é outro pilar de nosso Planejamento Estratégico”, explicou Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico, que salientou como a industrialização tem avançado e que a entidade tem o papel de ajudar a construir um ambiente de negócios mais favorável e seguro. Comentou também sobre a importância de os empresários do setor terem ido à bauma, por meio da Missão Empresarial da Sobratema.
O Concrete Show 2025 terá três pavilhões e será novamente o ponto de encontro do setor, reforçando seu papel como parceiro estratégico na promoção de marcas, lançamento de produtos e geração de leads, com soluções par todos os tipos de negócio. Essa afirmação é de Hermano Pinto, diretor da Informa Markets, que informou que mais de 90% da área está comercializada e que o macrotema debaterá inovação e tecnologia em concreto no desenvolvimento da infraestrutura brasileira. Segundo ele, o pré-fabricado de concreto será um dos assuntos em destaque entre os conteúdos debatidos ao longo dos três dias de evento.
A segunda palestra foi proferida por Renan Sacramento, engenheiro de Projetos da ArcelorMittal, que apresentou um histórico sobre o desenvolvimento do vergalhão de aço CA70 que, atualmente, está normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com portaria do INMETRO, e uma prática recomendada da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), e comentou sobre os benefícios em termos de sustentabilidade e desempenho, e os desafios, principalmente, com a questão da ancoragem.
Na sequência, Mary Alissan Correa, engenheira de Aplicação de Produto da Belgo Arames, tratou das fibras de aço longas com ancoragem 3D, 4D e 5D, mostrando suas aplicações e os benefícios em termos de sustentabilidade e melhoria da eficiência. A empresa está lançando no país a fibra de aço 4D, mas ela já foi usada em barragens e pisos e a diferença desse produto para o 3D é possuir uma dobra a mais no braço de ancoragem. Também mencionou que para os concretos de ultra alta resistência (UHPC), o indicado são fibras curtas.
O engenheiro Carlos Franco, da CAL-FAC – Consultoria & Engenharia, mostrou as particularidades do painel arquitetônico de fechamento diante de outros elementos pré-fabricados de concreto, em termos de concepção, projeto e suas interações indisciplinares, estocagem, transporte, montagem e acabamento, e reafirmou o potencial de sua aplicação e o crescimento de sua demanda. Em sua avaliação, o painel arquitetônico de fechamento possui maior valor agregado, pois acumula várias funções em uma obra.
A cobertura completa do evento será publicada na edição 35 da Revista Industrializar em Concreto.