Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Abcic Networking XVI abordou concretos não convencionais e o Concrete Show

A Abcic promoveu o Abcic Networking XVI, proporcionando um evento de relacionamento e de conhecimento, ao trazer informações sobre os concretos não convencionais e ao apresentar as informações atualizadas sobre o Concrete Show, que será promovido entre 6 e 8 de agosto, no São Paulo Expo.

A abertura do encontro ficou a cargo da presidente executiva, Íria Doniak, que reforçou a importância do Abcic Networking para o ecossistema da pré-fabricação de concreto no Brasil, e como a industrialização é essencial para superar desafios como a carência e os custos com a mão de obra, a evasão de talentos, a produtividade e a neutralidade de carbono. “A competitividade de nossa indústria passa necessariamente pela tecnologia de concreto, pois através dela, além dos inúmeros benefícios, podemos reduzir o peso dos componentes, tendo efeitos positivos na logística que considerando o transporte e a montagem traz além de maior competitividade para o setor, redução na emissão de CO2, com a utilização de menor volume de concreto”. 

Em sua apresentação, Íria comentou ainda sobre a ação inédita da Abcic para digitalização de seus conteúdos técnicos. A publicação que inaugura essa nova era é o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto. O arquiteto Paulo Santos, coordenador da Projetos Especiais da entidade, destacou que a ferramenta precisa estar disponível em todas as situações. Desse modo, a versão digital é responsiva para qualquer dispositivo eletrônico – smartphones, tablets, leitores de e-book e notebooks. 

Outro destaque no pronunciamento de Íria foi o lançamento do Seminário “A Industrialização da Construção em Concreto: Soluções Sustentáveis para Edificações”, a ser realizado no dia 7 de agosto, durante o Concrete Show. A programação contará com as  palestras de Jayme Lago Mestieri, diretor da JLM Arquitetura; Augusto Pedreira de Freitas, diretor da Pedreira de Freitas Engenharia; Roberto Clara, diretor da Lucio Engenharia; e Felipe Cassol, CEO da Cassol Pré-Fabricados e presidente do Conselho Estratégico da Abcic, que mostrarão soluções e casos reais na área de edificações. 

Antes da realização do Abcic Networking XVI, a entidade promoveu a reunião do Conselho Estratégico e a Assembleia para as associados. Na ocasião, foi definida a reeleição do presidente do Conselho Estratégico, Felipe Cassol, e do vice-presidente, João Carlos Leonardi. 

Cassol agradeceu o apoio dos associados e, especialmente à Leonardi, pela parceria em prol da construção industrializada de concreto, e por liderar o grupo de edifícios altos da Abcic, que deve gerar um material orientativo com as boas práticas da aplicação do sistema construtivo nessa tipologia. “Esse material será fundamental como é o Manual de Montagem”, pontuou. Ele afirmou ainda que nos próximos dois anos de seu mandato, a perspectiva é colocar em prática uma série de ações advindas do Planejamento Estratégico. 

Hermano Pinto Jr. diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, tratou sobre o Concrete Show sobre os objetivos da feira, ressaltando que a plataforma de negócios é o ponto de encontro do setor, palco de lançamentos e tendências, com soluções diversas para todo tipo de negócio. A edição deste ano terá 40 mil m² e a entrada de mais 50 novas marcas expositores. O Congresso, com três palcos, vai debater os assuntos mais relevantes do setor, incluindo a pré-fabricação de concreto. 

O engenheiro e professor Marco Cárnio, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tratou do UHPC (Ultra-High Performance Concreto), do CRF (Concreto Reforçado com Fibras) e do concreto armado com barras não metálicas – FRP. Em sua avalição, não existe uma solução única, pois cada tecnologia tem suas características e benefícios, por isso o importante é buscar uma sinergia entre os materiais para evoluir no processo. “Não podemos ficar na discussão de qual é o melhor ou mais vantajoso. Precisamos é estar constantemente em busca de soluções criativas”. Reforçou ainda a importância dos trabalhos realizados dentro das comissões de norma, a fim de dar um aparato normativo para uma maior aplicação das tecnologias do concreto, como o UHPC.

Por fim, Íria lembrou que o Caderno de Dados Setoriais da Abcic apontou que 56% dos associados estão em fase de estudos para a implantação do UHPC, com registros de que 4,9% implantou o UHPC e 2,4% em fase de implementação. 

As apresentações e fotos do Abcic Networking XVI podem ser encontradas neste link: Apresentações e Fotos Abcic Networking XVI
 
A matéria completa sobre o Abcic Newtorking XVI estará na próxima edição da Revista Industrializar em Concreto.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!