Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Abcic Networking XVII destacou contribuições do NETPRE e das soluções em aço

No dia 26 de junho, associados e convidados participaram do Abcic Newtorking XVII, que destacou a contribuição do Núcleo de Estudos e Tecnologia da Pré-Fabricação (NETPRE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para o avanço em pesquisa e estudos com lajes alveolares e para o desenvolvimento da normalização técnica do segmento do pré-fabricado de concreto no Brasil, e mostrou como as soluções em aço tem sido fundamentais para a evolução da construção industrializada no país

A abertura do encontro ficou a cargo da presidente executiva, Íria Doniak, que reforçou o avanço dos grupos de trabalho de cada pilar definido pelo Planejamento Estratégico e avaliou que a construção e a sociedade estão em transformação, com novas demandas, novos entrantes, novos materiais, situações e formas de abordagem. “Por isso precisamos ter critérios para que tudo possa ser feito da maneira correta. E o papel das entidades é preparar o caminho durante a transição de processos, por isso desenvolvemos ações para que tudo seja feito com responsabilidade e segurança”. 

Nesse sentido, no dia 16 de outubro, a Abcic realizará o Seminário Internacional e fará o lançamento de dois produtos: Manual de Edifícios Altos da Internacional Federation for Structural Concrete (fib) e a Coletânea de Edifícios Altos e Múltiplos Pavimentos. Antes disso, a entidade fará dois eventos de conteúdo no Concrete Show, no dia 7 de agosto, e no Modern Construction Show, no dia 2 de outubro. 

Na sequência, Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, salientou que a industrialização da construção é uma caminho sem volta e que a Abcic, há 21 anos, tem trabalhado para nortear essa trajetória. “Continuaremos a instruir a melhor forma de atuar com o sistema construtivo, a contribuir com informações para os novos entrantes no mercado, e a facilitar a aplicação da construção industrializada, com a mesma envergadura técnica que nos trouxe até aqui”, destacou. 

A primeira palestra foi ministrada por Renan Sacramento, engenheiro de projetos da ArcelorMittal, que mencionou que a idade média do trabalhador na construção subiu para 42 anos em 2023, quando era 36, em 2017, e que 7 em cada 10 construtoras relatam dificuldades em encontrar mão de obra. “Temos observado como tendências no setor da construção a menor oferta de mão de obra, aumento da demanda por qualidade e segurança do trabalho, especialmente, no canteiro de obras, de sustentabilidade, de produtividade e de previsibilidade físico-financeira. Desse modo, o caminho é industrializar a construção”.

Já Anthony de Oliveira, engenheiro de aplicação da Belgo Arames, mostrou a contribuição da empresa para a construção industrializada passa pelo desenvolvimento de produtos para aplicações específicas, pela disponibilidade estável e regular de fornecimento de produtos críticos, e por viabilizar o desenvolvimento de soluções de engenharia pela diversidade de tipos, bitolas e classes de resistências disponíveis.

O ciclo de palestra do Abcic Networking XVII foi encerrado com o professor Marcelo Ferreira, coordenador do NETPRE, que completa 20 anos neste ano, que fez um histórico sobre a participação brasileira na fib e a contribuição do Núcleo para o desenvolvimento das lajes alveolares. O NETPRE alcançou a marca de mais de 300 lajes ensaiadas, incluindo aquelas usadas em obras icônicas, como Viracopos e Arena Corinthians. “Temos muitos estudos que possibilitaram o avanço da norma”, registrou Ferreira

As apresentações e fotos do Abcic Networking XVII podem ser encontradas neste link.
 
A matéria completa sobre o Abcic Newtorking XVII estará na próxima edição da Revista Industrializar em Concreto.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!