No dia 13 de fevereiro, o Abcic Networking XVIII reuniu associados, engenheiros, representantes das entidade setoriais para trazer de forma inédita os resultados da Sondagem do Setor de Pré-Fabricados de Concreto e para ratificar o sucesso do Modern Construction Show, único evento com foco exclusivo na industrialização do setor da construção e nas tecnologias relacionadas, idealizado pela Abcic, Abramat, Abcem e ABCLS, e realizado pela Francal Feiras.
A abertura do encontro ficou a cargo da presidente executiva, Íria Doniak, que mostrou a agenda de eventos a serem realizados pela Abcic em 2025, incluindo o Abcic Networking XIX, abril; o fib Conceptual Design, no Rio de Janeiro, em maio; o 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado, em junho; Seminário de Estruturas Pré-Fabricadas de Concreto durante o Concrete Show, em agosto; o Seminário fib durante o Congresso Brasileiro do Concreto, em outubro; e o Prêmio Obra do Ano 2025, em novembro, além dos eventos estratégicos do setor da construção apoiados e/ou patrocinados pela entidade.
Íria reiterou a importância do evento para relacionamento e conhecimento, e agradeceu a participação dos associados e dos convidados, como parte da diretoria da IBRACON, que esteve presente, incluindo o presidente Julio Timerman e o vice-presidente Paulo Helene, e o engenheiro Fernando Stucchi, head da delegação brasileira na fib e representante da Abece.
Nas sequência, o presidente do Conselho Estratégico, Felipe Cassol, relembrou as diversas atividades promovidas em 2024, com diversas ativações e protagonismo no movimento em prol da industrialização da construção civil. Afirmou que o Conselho Estratégico está unido nas pautas em benefícios do setor e que o pilar referente à estruturação executiva contribuirá para que a Abcic continue a dar as respostas que o mercado demanda, ainda mais em um momento de desafios. Em sua avaliação, o ano de 2025 será importante para que os empresários olhem para dentro de suas empresas, buscando a redução de custos fixos, mas com atenção para o mercado, que exige mais digitalização e sustentabilidade. “Olhando para dentro vamos encontrar as soluções para nossa empresas”, pontuou.
A primeira palestra foi proferida por Renato Cordeiro, head de Proudutos da Francal, que trouxe os resultados positivos do Modern Construction Show, realizado de 1 a 3 de outubro de 2024. Foram 2600 visitantes, 40 expositores, 65 speakers e mais de 200 horas de conteúdo, com mais de 100 milhões de pessoas impactadas nas campanhas de marketing. Ressaltou a importância do setor de pré-fabricados de concreto na feira, a participação de empresários da construção, engenheiros, arquitetos e outros públicos que consomem construção industrializada, além do setor público. Informou que a próxima edição do Modern Construction Show já está marcada. Será de 29 de setembro a 1 de outubro de 2026, no Distrito Anhembi.
A seguir, a economista Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da FGV-Ibre, trouxe em primeira mão os dados da Sondagem do Setor de Pré-Fabricados de Concreto, que apresenta as informações sobre o perfil das indústrias, seu desempenho recente e as expectativas. Em 2023, a indústria registrou 7.750 empregados, a produção total de pré-fabricados de concreto alcançou quase 667 mil m³, sendo consumidas 273,9 mil toneladas de cimento e 99,3 mil toneladas de aço.
Em termos de tecnologia e sustentabilidade, a Sondagem apontou que 76% das indústrias utiliza concreto autoadensável, e mais de 51% estão em fase de estudos para a implantação do Ultra High Performance Concreto (UHPC). Outro dado relevante é que 10% das empresas que já implantarão ou estão em implementação do UHPC.
As vendas atingiram quase 804 mil m3 em 2023, sendo o maior destino para a área industrial, seguida pela infraestrutura, varejo, edifícios comerciais, centro de distribuição e logística, outros (agro, mineração, data center, arenas esportivas, etc), shopping centers e habitacional.
Para 2024, as maioria das empresas estimou aumento de produção. Em 2025, a previsão é de um ano mais desafiador, principalmente, pelo aumento da taxa de juros.
Confira as imagens e apresentações neste link https://abcic.org.br/Conteudo/abcic-networking
A cobertura do Abcic Networking XVIII estará na edição 34 da Revista Industrializar em Concreto