Inovação, sustentabilidade e produtividade foram os temas que nortearam a comemoração dos 40 anos do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento no Estado da Bahia (Sinprocim-BA), no dia 6 de junho, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
A programação foi iniciada pela manhã, com a realização de três minicursos, incluindo o minicurso "Industrialização da Construção em Concreto: da Fábrica aos Canteiros de Obras", ministrado pela engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic. Na parte da tarde, foi realizado um seminário que reuniu associados e convidados. A engenheira Íria proferiu a palestra “A importância da industrialização e da pré-fabricação em concreto, face aos novos cenários da construção civil, rumo ao desenvolvimento sustentável”.
Em sua apresentação, Íria ressaltou a importância da industrialização para o crescimento sustentável da construção no país e para enfrentar os desafios relacionados à produtividade, escassez de mão de obra e neutralidade do carbono.
Aberto pelos presidentes da FIEB, Carlos Henrique Passos, e do Sinprocim-BA, Benedito Carneiro, o seminário comemorativo trouxe temas relevantes como Reforma Tributária, desenvolvimento sustentável do setor e inovação, produtividade, sustentabilidade e descarbonização.
Na abertura do seminário, o presidente da FIEB parabenizou o sindicato pelos 40 anos e lembrou a importância da inovação e da industrialização na construção, condição essencial para que o setor possa dar o próximo salto de qualidade.
O presidente do Sinprocim-Ba, Benedito Carneiro, ressaltou que a história do sindicato é marcada pela forte união e coesão dos seus associados. “Nosso desafio é manter a nossa base de associados coesa e trazer novos associados. Nosso papel tem sido de mostrar às empresas todas as vantagens que elas se beneficiam ao participar deste movimento associativo”.
A programação contou ainda com as palestras “O cenário econômico, inserção da Bahia e impactos da reforma tributária”, ministrada por Vladson Bahia Menezes, superintendente da FIEB; e “O papel da Inovação na Produtividade, Custos e Descarbonização”, tema apresentado por Vanderley John, professor titular da Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo.
Além de Íria, os minicursos forma ministrados por Antônio Sérgio Ramos, professor da Escola Politécnica da UFBA, sobre “Manifestações Patológicas e Degradação de Argamassa em Edifícios: requisitos e critérios com a nova norma NBR 13281”, e por Jairo Silva, Instrutor da Knauf, sobre “Montagem de Paredes de Drywall”.
Com informações da FIEB