Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

CBIC formaliza pedido de imposto de importação de 1% por um ano

Matéria publicada no dia 01/07, no jornal Correio de Sergipe, Caderno Imóveis, destaca que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) esteve recentemente com o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, na tentativa de baixar o imposto de importação do aço de 12% para 1%, por um período de 12 meses.

Ouvido pelo jornal, o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, explicou que a entidade busca meios para reverter a situação dos altos custos dos insumos, a exemplo do aço, que praticamente dobrou de preço.

“Nossos pleitos estão em estudo, mas está clara a preocupação da equipe técnica com a gravidade da situação. A alta generalizada dos preços da construção pode pôr a perder, ou minimizar drasticamente, o movimento virtuoso da economia, notadamente no que tange ao nosso setor. Solicitamos, dentre outras medidas, a eliminação do imposto de importação sobre o aço, que onera o insumo importado em torno de 9%, pelo período de doze meses, para que ocorra um choque de oferta”, declarou Dionyzio.

Na entrevista, Klavdianos também destacou que os altos custos já estão provocando a inviabilização de concorrências públicas, bem como ressaltou a importância dos governantes apresentem a política de reequilíbrio de contratos que pretendem aplicar para tranquilizar as construtoras.

Matéria publicada na Agência CBIC