Durante o centésimo Encontro Internacional da Construção (ENIC), realizado de 8 a 11 de abril na FEICON 2025, em São Paulo (SP), a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC) promoveu, nos dias 10 e 11, duas oficinas colaborativas com foco na segunda etapa do Guia de Desenvolvimento e Adoção de Plataformas de Produto na Construção. A iniciativa integra as ações do Projeto Construção 2030, desenvolvido parceria do SENAI. A Abcic foi representada pela presidente executiva Íria Doniak.
As oficinas reuniram membros da COMAT, entidades parceiras, especialistas e professores envolvidos com a industrialização do setor, para discutir e estruturar dois dos três domínios considerados essenciais para a adoção das Plataformas Abertas de Produto no setor da construção civil:
Domínio do Cliente – Abordou o papel estratégico dos contratantes públicos e privados na indução e aceleração da transformação digital e industrial do setor.
Domínio do Projeto – Debateu caminhos para integrar processos, promover a colaboração entre atores e viabilizar a transição para modelos construtivos mais industrializados e eficientes.
A oficina foi aberta pelo vice-presidente da CBIC, Dionyzio Klavdianos, que ressaltou a importância do trabalho de criação de plataformas abertas de produto. “O trabalho colaborativo das oficinas é fundamental para que contemos com um guia de conteúdo relevante e objetivo, que represente mais um passo na criação das plataformas abertas de produto, que contribuirão para a inovação, produtividade e sustentabilidade da construção civil brasileira.”
Em junho, está prevista mais uma oficina colaborativa. A expectativa é publicar a Parte 2 do Guia em novembro.
Matéria publicada na Agência CBIC