A 16ª edição do Concrete Show South America mostrou sua força, ao reunir mais de 26 mil profissionais do setor, que puderam acompanhar lançamentos de 450 expositores nacionais e internacionais. A pré-fabricação de concreto foi, novamente, um dos grandes destaques da feira, por meio da participação da Abcic e de seus associados.
A entidade contou com um estande institucional, que ressaltou suas ações e iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável do setor de pré-fabricados de concreto, sendo mais uma vez, o ponto de encontro do setor, ao reunir associados, fornecedores, engenheiros projetistas de estruturas, arquitetos, empresários e representantes de entidades parceiras para confraternizar, trocar informações e promover networking.
No dia 20 de agosto, o Seminário Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na indústria de pré-fabricados de concreto, lotou a Arena 1 do Palco Construindo Conhecimento. Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico, abriu o seminário comentando sobre a realização, pela primeira vez, de uma reunião do Conselho Estratégico durante a feira. Ele ponderou sobre como a Abcic pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento da construção industrializada no país, a partir da criação de uma ambiente favorável para o setor, incluindo a questão da mão de obra.
Na sequência Bruno Dias, conselheiro da Abcic e coordenador do GT Sustentabilidade, reiterou que o concreto que simboliza permanência e solidez, precisa simbolizar também o futuro sustentável, e que a pré-fabricação possui processos mais organizados, com menos desperdício e maior controle no uso de matérias primas e recursos naturais. Para ele, a sustentabilidade está ancorada nos três pilares: econômico, social e ambiental, por isso as empresas precisam ser sustentáveis, gerando resultados econômicos e sociais.
A programação de palestras foi aberta pelo arquiteto Márcio Porto, diretor da Sidonio Porto Arquitetos Associados, que mostrou a integração entre tecnologia, inovação e sustentabilidade nos projetos arquitetônicos com sistemas construtivos industrializados, seguido pelo professor Ricardo Couceiro Bento, da PUC-Minas, que apresentou a tecnologia ultrassônica aplicada à produção de concreto, que pode ser utilizada pela indústria de pré-fabricados, a fim de se ter uma redução econômica e nas emissões.
Anne Elize Puppi, coordenadora de Projetos Especiais da Abcic, abordou de forma ampla o tema sustentabilidade e mostrou as ações em desenvolvimento pela indústria de pré-fabricados de concreto no Brasil, enquanto o consultor espanhol José Luiz Canga Cabañes, diretor técnico da Abaleo Factoria de Soluciones Ambientales, trouxe a importância de se ter a Declaração Ambiental de Produto (DAP) setorial e os benefícios para a construção civil no país.
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, que foi a moderadora da mesa redonda com os palestrantes, afirmou que o Seminário trouxe temas fundamentais, pois a integração entre a sustentabilidade, a inovação, a tecnologia do concreto e a produção levam ao desenvolvimento contínuo do setor.
Confira a cobertura completa sobre o Concrete Show na edição 36 da Revista Industrializar em Concreto