O INCC, calculado pela FGV, aponta aumento de 0,86% em março de 2022. De acordo com a CBIC, essa foi a maior variação observada entre o período de janeiro e março e teve como principal influência o crescimento de 1,21% da mão de obra. Com isso, a elevação do INCC, no primeiro trimestre de 2022, foi de 1,97%.
Os custos e o ambiente de instabilidade geopolítica mundial pressionaram os resultados da indústria do cimento, que registrou uma retração de 2,2% nos três primeiros meses do ano. O segmento também tem trabalhado para reduzir os impactos ambientais de suas atividades.
No setor imobiliário, a tendência de alta nos lançamentos seguiu firme em janeiro, puxado, principalmente, pela performance do segmento de Médio e Alto Padrão, segundo o indicador ABRAINC-Fipe. Na área da construção, a atualização da NR-18 entrou em vigor no início deste ano e traz mudanças para a construção civil brasileira. A ABCIC buscou contribuir para atualização dessa norma regulamentadora, levando as informações sobre as obras com o pré-fabricado de concreto.
A newsletter ainda destaca a busca de profissionais qualificados na construção civil; o trabalho da CBIC que mostra a diminuição dos índices de acidente de trabalho na construção; a seleção de uma instituição para administrar o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável, do MDR; e o pleito da área de infraestrutura para o reequilíbrio de contratos.
Uma excelente Páscoa!
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva