A construção modular apresenta uma série de benefícios comprovadas mundialmente e, também no Brasil. A matéria do Massa Cinzenta destaca suas aplicações, vantagens e desafios. O relatório da consultoria McKinsey mostra o potencial dessa tecnologia. Ainda na industrialização, o Ministério da Economia lançou o Programa Construa Brasil, cujo objetivo é ampliar a produtividade, competitividade e ambiente de negócios do setor no país. Além disso, minha coluna da revista Negocio & Construcción destaca as tecnologias de vanguarda aplicadas pelo nosso setor.
No segmento da construção, a alta nos preços dos insumos continua a preocupar os empresários. Segundo a CBIC, o problema foi mencionado por quase metade dos participantes de uma pesquisa da associação. Já o Índice de Confiança do Empresário (Icei) da indústria de construção manteve-se praticamente estável em abril, com ligeira elevação de 0,2 ponto, para 55,5 pontos.
No âmbito do Consic da FIESP, foi trazida a importância da realização da reforma administrativa antes da tributária, pois é preciso saber primeiro qual o tamanho do Estado e suas necessidades de recursos para, então, definir como financiá-lo.
A newsletter da semana ainda destaca uma pesquisa da GlobalData que prevê que a construção deve crescer 5% na América Latina em 2022; uma matéria sobre inteligência artificial; o retorno das construtoras nos leilões das rodovias; e a constatação da importância da engenharia de custo.
Um abraço a todos!
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva