A ABCIC está participando do Grupo Construção + que trabalhará em prol da valorização da construção civil. Formada por 12 importantes entidades do setor, o grupo fez sua primeira ação, neste sábado, em artigo veiculado pelo jornal O Estado de São Paulo, no qual os representantes assinaram a publicação. É uma iniciativa fundamental para que o país perceba o papel estratégico do setor, bem como da pré-fabricação de concreto.
Em se tratando do nosso setor, os veículos de imprensa seguem valorizando o lançamento da 2ª edição da Coletânea de Obras Brasileiras. Nesta newsletter, destacamos a matéria publicada pelo Massa Cinzenta, que fala também sobre a solenidade de lançamento do livro.
Na construção, a CNI apontou que os juros elevados passam a ser o principal problema do setor, uma vez que os preços do insumos estão em queda, o que alivia a preocupação com os custos. Afinal, o INCC-M registrou uma nova desaleceração em outubro. Para 2023, o segmento deverá continuar sua trajetória de crescimento, segundo o Sinduscon-SP. Por outro lado, houve um pequeno recuo na confiança dos empresários da indústria da construção em outubro, conforme sondagem da FGV.
Nesta semana, a newsletter traz ainda uma avaliação sobre os desafios do novo governo a partir do próximo ano, a instituição da agenda de sustentabilidade por parte do Ministério da Infraestrutura, e a premiação de um edifício em São Paulo pelo American Concrete Institute. A obra foi inscrita pelo Ibracon.
Um abraço a todos!
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva