No dia 17 de novembro, promovemos a solenidade de entrega do 11º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto. Foi um momento de celebração do nosso setor, que tem contribuído para o desenvolvimento da engenharia e construção nacional há mais de 60 anos.
Ainda na área de pré-fabricação de concreto, destaque para matéria sobre a publicação da prática recomendada ABNT NBR 9062 – Comentários e Exemplos Numéricos, lançada pelo CT 304 IBRACON-ABCIC, com o apoio da ABECE, e para a coluna de minha autoria na Revista Negocio & Construcción, que ressalta a importância da tecnologia do concreto para nosso setor.
No que tange a construção, a CBIC elevou de 3,5% para 6% a projeção de crescimento da construção civil em 2022. Com isso, o setor registrará o segundo ano consecutivo de alta superior à economia nacional, o que não acontecia desde 2012/2013. Por outro lado, na área de cimento, as incertezas dos rumos da economia brasileira e uma população altamente endividada foram determinantes para que as vendas da indústria mantivessem continuada retração em outubro, com queda de 1% em relação ao mesmo período de 2021, atingindo 5,4 milhões de toneladas, segundo o SNIC.
A newsletter desta semana traz ainda uma avaliação do Sinduscon-SP sobre o ano de 2020 na economia e na construção a partir da divulgação dos dados definitivos pelo IBGE; a divulgação dos indicadores imobiliários no terceiro trimestre deste ano da CBIC, a constatação de que os imóveis para a logística ganharam espaço após a pandemia; e uma reportagem sobre as expectativas de obras em rodovias com as concessões.
Um abraço a todos!
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva