Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 136º Newsletter Edição Especial 128

A construção civil foi fundamental para o crescimento do PIB brasileiro em 2022. Segundo dados do IBGE, o PIB do setor subiu 6,9% ano passado, enquanto o PIB nacional teve alta de 2,9%. O segmento ainda foi responsável pela geração de 10% dos empregos formais no país. Neste ano, em janeiro, já foram quase 39 mil novas vagas abertas, segundo o Caged.

Apesar dos dados positivos, a FGV avaliou que o último trimestre do ano passado, a economia apresentou desaceleração, o que afeta o ritmo de atividades no início deste ano. 

No segmento imobiliário, taxa de juros e reforma tributária que podem impactar os próximos passos desse mercado. Nesse sentido, ABRAINC, o Secovi-SP e o SindusCon-SP encaminharam ao Banco Central uma proposta de redução de 5% no compulsório bancário.

Na indústria de cimento, as vendas do insumo registram um recuo de 7,7 em fevereiro diante do mesmo mês de 2022, com 4,4 milhões de toneladas comercializadas. Os dados são do SNIC. 

A newsletter também traz a mudança, a partir de julho, na ponderação estatística do INCC; a criação de uma bolsa para créditos de carbono por nove bancos; a portaria que regulamenta a transição para nova Lei de Licitações; a queda de faturamento da indústria de materiais; as propostas apresentadas pela CBIC à Casa Civil; a expectativa de lançamento de um novo plano de investimentos pelo governo; e a primeira reunião da Aliança pela redução de gases de efeito estufa da área da construção.
 
Um abraço a todos! 
 
Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!