Nesta semana, lançamos a edição 28 da Revista Industrializar em Concreto, com uma matéria bastante ampla sobre nosso Planejamento Estratégico, que norteará nossas ações e nosso mercado nos próximos anos. Outras reportagens de interesse de nosso setor também estão contempladas em nossa publicação. Vale a pena conferir.
Na área da construção, os empresários da indústria estão preocupados com as condições atuais da economia brasileira e da empresa nos primeiros quatro meses de 2023. De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, da CNI, a avaliação negativa está mais intensa e disseminada este ano, principalmente pelo impacto da elevada taxa de juros.
Por outro lado, o mercado financeiro brasileiro reagiu nos últimos dias com grande otimismo a alguns sinais que surgiram no horizonte econômico. Os dois termômetros mais relevantes de curtíssimo prazo prontamente captaram esse bom-ânimo: o dólar caiu abaixo da marca psicológica de R$ 5 e a bolsa teve forte alta.
No caso da industrialização, durante o último dia do ENIC, entre as principais barreiras que dificultam sua ampla disseminação estão os processos públicos burocráticos lentos e inadequados, falta de capacitação de mão de obra, restrição de aprendizado acadêmico para inovação e, especialmente, a cultura do setor em reproduzir modelos de negócios baseados em projetos mais tradicionais.
Ainda na newsletter estão em destaque a coluna sobre pré-fabricação em concreto na Revista Negocio & Construcción; o lançamento do marco para PPPs; os eixos da atuação do Consic da Fiesp em 2023; o debate com o ministro Geraldo Alckmin sobre desoneração da folha; e um resumo sobre o Summit Abrainc.
Um abraço a todos!
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva