Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 140º Newsletter Edição Especial 132

A industrialização está em destaque nesta edição da newsletter. Durante o ENIC, da CBIC, participamos de um painel que mostrou que a industrialização e a integração da cadeia produtiva são consideradas elementos-chave para impulsionar a construção, devido aos seus benefícios: redução de custos, aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos projetos e obras, além de contribuir para a sustentabilidade do setor.

Uma artigo publicado na Revista Grandes Construções avalia que a industrialização também é importante para superar um grade desafio da construção que é a escassez de mão de obra qualificada. Além disso, em minha coluna na Revista Negocio & Construcción pondero sobre como a industrialização é vital para potencializar a atração dos investimentos em infraestrutura na América Latina.

Sobre construção modular, a atualização de sua norma técnica, deve dar um novo impulso ao segmento, mas ainda há obstáculos, segundo o Sinduscon-SP, como a tributação onerosa e a reeducação da cadeia produtiva para a produção de elementos padronizados que tragam a produtividade requerida.

Na construção civil, os empresário da indústria voltaram a ter ligeira confiança na evolução dos negócios do setor, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção ((ICEI) da CNI, que passou de 50 pontos em abril para 51,9 pontos em maio. Ainda nessa área, foi eleito no mês de maio o novo presidente da CBIC, o engenheiro civil Renato Correia, que pretende conduzir sua gestão com foco no planejamento estratégico adotado nos últimos anos pela entidade.

A newsletter traz também um levantamento da CNI sobre a necessidade de investimentos da ordem de R$ 295 bilhões para modernizar a mobilidade urbana até 2042; o Mapa das Construtechs e Proptechs Brasil 2023 elaborado pela Terracotta Ventures; uma matéria sobre o IFC estar caminhando para dobrar a quantidade de projetos imobiliários no Brasil com Certificação Edge; e a queda no faturamento da indústria de materiais em abril.

Um abraço a todos! 

Iria Lícia Oliva Doniak 

Presidente Executiva 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!