Na próxima semana, acontece o Rio Construção Summit, que vai reunir a cadeia da construção no Rio de Janeiro. No dia 20, será promovida a mesa redonda “A Industrialização da Construção em Concreto - Soluções Sustentáveis para as Edificações”, que promoverá um debate sobre produtividade, industrialização e sustentabilidade na construção de edifícios a partir de casos reais de aplicação do pré-fabricado de concreto.
No setor da construção, destaque para a elevação do PIB do setor em 0,7% no segundo trimestre de 2023 ante o trimestre anterior, e para a geração de mais de 25 mil vagas CLT em julho. Na comparação com julho de 2022, o estoque cresceu 6,55% e no acumulado de janeiro a julho contra igual período do ano passado, o aumento foi de 7,3%.
O Valor Econômico mostra ainda que a adoção de práticas sustentáveis se tornou essencial para abrir mercados e facilitar o acesso a capitais no mercado da construção. Por isso, incorporadoras, construtoras e cadeia produtiva têm investido em energia renovável, processos e tecnologia para diminuir as emissões de carbono.
A newsletter traz ainda a avaliação do Departamento da Indústria da Construção da Fiesp, do qual a Abcic faz parte, sobre a reforma tributária e os desdobramentos para o setor da construção, além do panorama do setor.
Estão contempladas ainda o lançamento da norma de projeto de estruturas revisada, a aprovação pela Câmara do projeto para prorrogação da folha de pagamento até 2027, as perspectivas favoráveis para o setoriais de materiais de construção, a reserva de mais de R# 13 bilhões para o Minha Casa Minha Vida em 2024, do déficit de engenheiros no país e da abertura da consulta pública pelo DNIT para empresas com expertise em BIM.
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva