Na semana passada, a ABECE promoveu o 26º ENECE, em São Paulo, como o apoio institucional e o patrocínio da Abcic. Na ocasião, participei da solenidade de abertura, bem como o Conselho Estratégico esteve representado pelo presidente Felipe Cassol e pelo vice-presidente João Carlos Leonardi. Foi um evento profícuo, que teve como destaque a palestra de David Fernandez Ordoñez, secretário geral da fib – International Federation for Structural Concrete, que mostrou as ações da fib na área de sustentabilidade e a importância da pré-fabricação em concreto neste contexto.
Na área de sustentabilidade, o Senado Federal aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono. A FIESP promoveu, no âmbito do Deconcic, uma reunião sobre a economia de baixo carbono no setor da construção. Essa pauta está em destaque em todos os setores da economia e reforça como o Planejamento Estratégico da Abcic está alinhado com as demandas nacionais e mundiais.
Sobre o setor da construção, a CBIC está renovando o projeto Construção 2030, que teve a participação da Abcic em seu lançamento. Esse projeto tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento do setor. Em reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a CBIC reiterou a importância de manter a competitividade e eficiência do setor.
No que se refere à geração de empregos, a construção registrou 28.359 novos postos de trabalho com carteira assinada em agosto deste ano em todo o país. Esse é o melhor resultado de empregos desde março de 2023 (32.631), o que garantiu o crescimento de 1,08% no número de trabalhadores formais no setor ao passar de 2,615 milhões em julho, para 2,643 milhões em agosto deste ano. Além disso, a taxa de desocupação, que mede o desemprego no país, ficou em 7,8% no trimestre encerrado em agosto, segundo dados da PNAD Contínua, divulgados pelo IBGE. Essa é a menor taxa trimestral desde fevereiro de 2015.
Ainda a newsletter traz um artigo do presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, sobre o Brasil e o setor da construção; uma avaliação da CBIC sobre a economia e os reflexos da alta do dólar para o país; e o lançamento do PAC Seleções pelo Governo Federal.
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva