Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 153º Newsletter Edição Especial 145

Realizamos a Solenidade do 12º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, reunindo todo nosso setor, os projetistas de estruturas, arquitetos, empresários e entidades da construção. A confraternização ressaltou a evolução de nosso sistema construtivo e o papel fundamental da industrialização em concreto para a construção civil. As obras homenageadas tiveram destaque em importantes publicações segmentadas, reforçando a relevância da premiação em âmbito nacional.

A Abcic está entre as 13 entidades da cadeia da construção, lideradas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo BIM Forum Brasil, que entregaram o Manifesto de Apoio à Estratégia BIM BR para o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, no último dia 12 de dezembro. O documento representa o compromisso firme e unificado das signatárias para impulsionar o progresso e a excelência da indústria da construção no Brasil.

A FGV avalia que que o setor da construção terá um crescimento modesto em 2023, de 1,1%. As empresas de obras de infraestrutura estão mais otimistas, ao mesmo tempo em que as de edificações estão mais pessimistas em relação à situação atual dos negócios. Com isso, o Índice de Confiança da Construção (ICST) ficou relativamente estável em novembro.

No mês passado, o INCC-M desacelerou, passando de 0,20% para 0,10%, o que trouxe a taxa acumulada em 12 meses para 3,33%. A principal contribuição para a menor variação mensal veio do componente Materiais e Equipamentos, que registrou queda, de 0,17%. Ainda sobre o setor, levantamento do Sintracon-SP aponta que há um déficit de 30 mil postos de trabalho para atender ao mercado imobiliário.

No âmbito internacional, a fib lançou sua newsletter, com destaque para os artigos relacionados ao Código Modelo 2020 no que se refere às estruturas de concreto que estão disponíveis para leitura até meados do mês de janeiro de 2024.

Outros assuntos tratados em nossa news são o avanço dos debates sobre Construção 2030, colocando em evidência as barreiras que precisam ser superadas para maior industrialização na construção; o artigo do vice-presidente de infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge sobre o PL relacionado à contratação de obras de infraestrutura; o anúncio do PAC voltado para a mão de obra; da pesquisa da CNI sobre a adoção de práticas sustentáveis pelas indústrias, e o otimismo cauteloso da indústria de materiais de construção no mês de novembro.

Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 
 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!