A pré-fabricação de concreto foi evidenciada no Giro Econômico, programa da TV Cultura, ao trazer uma matéria sobre a fábrica construída pela Ecoparque Bairros Integrados, destacando os benefícios do sistema construtivo e sua contribuição para atender as demandas por habitação no país.
A industrialização também foi salientada como um apoio importante para a etapa de reconstrução da infraestrutura e das habitações no Rio Grande do Sul. O presidente da CBIC, Renato Correia, ressaltou a importância do setor da construção nesta fase, bem como a importância de se incluir métodos industriais.
Em termos de sustentabilidade, o MDIC instalou o Grupo de Trabalho do Plano Setorial de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) para a indústria, a fim de construir uma estratégia aplicável ao setor privado. Além disso, um estudo da ICC Brasil mostra que o Brasil pode ser um dos principais players do mercado do carbono a partir do novo projeto de Lei, que institui o “Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa” (SBCE).
Na área econômica, o Boletim Focus melhorou as expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB), estimando um crescimento de 2,09%. No entanto, os desafios persistem, incluindo as preocupações com as contas públicas, o cenário externo e os impactos da tragédia no Rio Grande do Sul.
A newsletter destaca ainda o Indicador Abrainc-FIPE, que registrou uma alta de 40,4% nas vendas de novos imóveis no acumulado de 12 meses, encerrados em fevereiro de 2024; a manifestação favorável do Sinduscon-SP pela importação de barras e fios de aço para construção civil com certificação de qualidade por lotes; e o anúncio de uma nova legislação no Rio de Janeiro que vai garantir benefícios fiscais para o setor de cimentos, argamassas e concretos.
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva