Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 158º Newsletter Edição Especial 150

A Abcic esteve em evidência com a realização do Abcic Networking XVII, que apresentou informações relevantes sobre o NETPRE, que completa 20 anos, sobre soluções em aço; com a divulgação de nosso seminário no Concrete Show; com a publicação da coluna sobre pré-fabricação e de uma entrevista sobre sustentabilidade e industrialização na Revista Negocio & Construcción; e com uma matéria no Massa Cinzenta sobre normas de segurança e uso de EPIs no setor.

Uma matéria no Valor Econômico mostra como há o descasamento entre oferta de trabalhadores e demanda por funcionários na construção civil. Há indícios ainda de escassez de mão de obra no setor nas sondagens empresariais realizadas pela FGV. As menções a escassez de mão de obra qualificada como limitante aos negócios passaram de 25,4% na sondagem de maio para 28,7% em junho, assumindo o primeiro lugar entre os entraves citados. É também o maior valor para junho desde 2014 (31,6%).

Já uma reportagem na CNN trata sobre a possibilidade de a reforma tributária trazer encargos para o setor. Um estudo da CBIC aponta que a carga tributária da habitação pode subir de 23,2% até 103,7% com a atual proposta de regulamentação, que aplica redução de 20% sobre a alíquota padrão conjunta do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviço (CBS), de 27,5%.

Ainda na área, o Índice de Confiança da Construção (ICST) ficou estável em 96,4 pontos em junho, segundo a FGV, enquanto o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) apresentou um aumento de 0,93% em junho, o que configurou a quarta aceleração consecutiva da taxa mensal. Foram abertos 18.149 empregos em maio no setor, um crescimento de 0,63% em relação ao número de empregados em abril. 

A newsletter ainda traz a cobertura de um evento da CBIC que debateu estratégias e soluções, a fim de preparar o setor da construção para lidar com os impactos crescentes dos eventos climáticos extremos, e a avaliação da Abramat sobre a indústria de materiais, que segue com otimismo moderado em junho.

Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 
 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!