Estive na Alemanha, participando da solenidade de abertura da Betontage, importante congresso da indústria do concreto e do pré-moldado de concreto, ministrando uma palestra sobre a pré-fabricação em concreto no Brasil. O Brasil, inclusive, foi o país convidado desta edição, pela participação de nossa associação.
A importância da logística para as construções com o pré-fabricado de concreto foi detalhado pelo Concrete Show Digital. A matéria destaca os principais aspectos ligados a esta etapa e o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, como instrumento de referência para se obter instruções e informações técnicas.
Já coluna sobre pré-fabricados de concreto da Revista Negocio & Construcción, do Chile, ressalta a contribuição do concreto para a reconstrução de cidades impactadas por fenômenos climáticos. Ainda em nosso setor, em maio, teremos o International fib Symposium on Conceptual Design of Concrete Structure 2025, cujas inscrições estão abertas.
O IBGE divulgou que o setor da construção cresceu 4,3%, encerrando o ano com PIB de mais de R$ 359 bilhões. Esse resultado impactou positivamente também a criação de novos postos de trabalhado, alcançando 110.133 vagas e elevando o número de trabalhadores para 2,858 milhões.
A construção, em janeiro deste ano, abriu 38.373 empregos com carteira assinada, o que significa um aumento de 1,34% em relação ao mês de dezembro. No acumulado de 12 meses até janeiro, o setor gerou 101.414 vagas com carteira assinada (+3,63%).
Em fevereiro, as vendas de cimento totalizaram 5,1 milhões de toneladas no país, crescimento de 7,5% em relação ao mesmo mês de 2024, de acordo com o SNIC. Já a indústria de materiais de construção mantém otimismo moderado em março, com expectativa positiva para 56% dos associados que indicaram boas vendas.
A newsletter traz ainda a avaliação dos dados divulgados pelo IBGE em relação ao PIB de 2024, feitas pela FGV e publicadas no ConstruCarta do Sinduscon-SP, e uma matéria sobre a projeção do BNDES para investimentos em concessões rodoviárias em 2025.
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva