Participei neste mês de um importante encontro, promovido pela CNI, com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que trouxe informações sobre os planos do estado em termos de investimentos. A reunião ainda tratou de pautas fundamentais para a maior produtividade e modernidade da indústria nacional. Além disso, a CNI também lançou a Agenda Legislativa da Indústria, com 14 projetos prioritários.
Nosso setor estará em destaque em um dos principais eventos do setor da construção, o ENIC, organizado pela CBIC. Estarei em um painel, que debaterá as possibilidades de adoção da pré-fabricação de concreto, no dia 10 de abril, juntamente com o engenheiro Roberto Clara, da Lucio e do CTQ do Sinduscon-SP.
No mês de março, em minha coluna sobre pré-fabricado de concreto na Revista Negocio & Construcción pude abordar um tema fundamental que é a construção modular, trazendo perspectivas de adoção no mundo e o que tem sido feito no Brasil.
O IBRACON realizará em abril um evento em prol da Cooperartban, que conta com o apoio da nossa associação, que juntamente com a T&A, foi relevante no projeto e na viabilidade da execução e prazos da obra para a construção da nova sede da cooperativa.
Em relação à construção civil, os primeiros indicadores da cadeia produtiva da construção neste ano demonstram a persistência do crescimento do setor. Entretanto, o cenário macroeconômico, com inflação, elevação da taxa Selic e aumento das incertezas, poderá levar a indústria o a ter em 2025 um crescimento menor do que o inicialmente estimado. Essa é uma análise do Sinduscon-SP. Além disso, a FIESP disponibilizou o Painel Indicadores da Construção.
A newsletter contempla ainda um artigo sobre a importância da tecnologia e sustentabilidade no setor da construção, a intenção do governo federal em lançar uma nova faixa do programa Minha Casa Minha Vida, o estudo da Abramat sobre o faturamento da indústria de materiais de construção em fevereiro e o lançamento da nova versão da "Ferramenta 6 Passos – Critérios para Responsabilidade Social e Ambiental na Seleção de Fornecedores” pelo CBCS.
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva