Este mês de abril foi intenso para nosso setor, com a realização do Abcic Networking XIX, que trouxe novamente a oportunidade de conhecimento e relacionamento; o lançamento da nova edição da Revista Industrializar em Concreto, que destaca os investimentos em nossa indústria em tecnologia, sustentabilidade e inclusão e o especial sobre as mulheres; a publicação de minha coluna na Revista Negocio & Construcción sobre estanqueidade dos pré-fabricados de concreto e de uma matéria no Massa Cinzenta sobre expectativas de nosso setor para este ano.
Durante o ENIC, realizado simultaneamente à FEICON, participei de uma oficina no âmbito do Construção 2030 para a elaboração do Guia de Desenvolvimento e Adoção de Plataformas de Produto na Construção e de um painel para tratar das possibilidades de aplicação e os benefícios do pré-fabricação de concreto em edifícios altos. Além disso, ao longo do evento, outras entidades reiteraram a importância da industrialização da construção civil.
Outra notícia importante é a 4ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de junho, em Brodowski (SP). É uma oportunidade ímpar de prestigiar esse importante evento técnico, que integra a academia com o ecossistema da pré-fabricação em concreto no país.
No âmbito da construção, o Deconcic/FIESP disponibilizou a edição de abril do Boletim da Construção, um informativo mensal sobre a conjuntura econômica do setor, bem como a "Cartilha Reforma Tributária e as Operações com Imóveis”, que reúne informações relevantes sobre a reforma tributária e a aplicação das mudanças para o setor da construção civil.
Em relação à área do cimento, o presidente da ABCP, Paulo Camillo Penna redigiu um artigo que mostra os avanços da indústria para alcançar a neutralidade de carbono em 2050, mencionando que o setor, de 1990 a 2015, reduziu em 20% de sua intensidade carbônica, o que significa que foram evitadas 125 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
Por fim, a newsletter contempla uma matéria sobre o estudo da Abramat, que indica que em março, o faturamento das indústrias de materiais teve aumento de 0,4% em comparação com fevereiro.
Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva