Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 171º Newsletter Edição Especial 163

O Concrete Show 2025 foi um grande sucesso e, mais uma vez, a pré-fabricação de concreto foi um dos protagonistas da edição. Nosso Seminário recebeu um público qualificado, que lotou a Arena Construindo Conhecimento, enquanto nosso estande institucional recebeu associados, fornecedores, clientes, engenheiros, arquitetos e visitantes, mostrando a força de nosso setor.

Além disso, durante a feira, lançamos a edição 35 da Revista Industrializar em Concreto, que está imperdível ao trazer uma ampla cobertura de todas nossas atividades, e anunciamos a abertura das inscrições do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2025. Esperamos a participação de todos nessa premiação que é considerada a mais importante de nosso setor no país.

No setor da construção, o FGV IBRE revisou para baixo as projeções feitas para o crescimento da construção em 2025. A previsão é de um crescimento em torno de 2,2% contra a estimativa anterior de 3%. O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou novamente em agosto: a queda foi de 1,1 ponto, para 91,6 pontos, menor nível desde maio de 2021 (87,4 pontos). A intenção de investimento da indústria da construção caiu pela terceira vez consecutiva e atingiu seu menor patamar em 28 meses, de 40 pontos, segundo a Sondagem Indústria da Construção feita pela CNI.

Outro ponto que chama atenção é o manifesto lançado pelo SindusCon-SP, Abrainc, CBIC, Secovi-SP e Sintracon-SP, que propõe a modernização das legislações trabalhista e tributária aplicadas ao setor. Um dos eixos de ação se trata da adaptação tributária, com apoio à industrialização da construção e incentivo à qualificação profissional, em linha com o novo regime tributário de consumo.

A newsletter ainda destaca a realização do 1º Encontro das Entidades “Do Mesmo Lado” 2025, em São Paulo, reunindo mais de 35 executivos de entidades representativas da cadeia produtiva do setor, incluindo nossa associação, a publicação da norma para concreto UHPC, a elevação do INCC-M em agosto, a estabilidade nas vendas do mercado imobiliário no 2º trimestre deste ano, e uma pesquisa sobre concreto que fixa carbono.

Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!