Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 175º Newsletter Edição Especial 167

Foi uma grande celebração o 14º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, que destacou os bons resultados do setor de pré-fabricados em 2025 e reiterou como a indústria está preparada para atender as demandas de construtoras, escritórios de arquitetura e projetos de estruturas. Mais uma vez, foi um momento de confraternização e de homenagem às obras e aos profissionais envolvidos nesses projetos, que representam o estado da arte do nosso setor. Agradecemos a presença de todos.

Além da divulgação, durante a solenidade, da revista Grandes Construções das 10 obras vencedoras, o pré-fabricado de concreto também está em evidência em uma entrevista que concedi durante o Concrete Show, cujos temas enfatizados versam sobre sustentabilidade, certificações e a elaboração de um plano de descarbonização para nosso setor. Já em minha coluna na edição de novembro da Revista Negocio & Construcción, o destaque vai para a inovação, a digitalização e os materiais avançados.

No setor da construção, a avaliação da FGV é de que o PIB da construção deve registrar uma taxa entre 1,5% e 2% em 2025, refletindo uma desaceleração do crescimento observada a partir do segundo trimestre do ano. Entretanto, a área de infraestrutura tem impulsionado a atividade, vivendo um momento especial que reflete os investimentos decorrentes da mudança do marco regulatório em saneamento e dos leilões de concessão na área de transportes realizados nos últimos anos.

Em outubro, a indústria da construção fechou 2.975 empregos. Nos primeiros dez meses do ano, o setor empregou mais 214.717 trabalhadores (+7,51%). O INCC-M subiu 0,28% em novembro e acumula uma alta de 6,41% em 12 meses. Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Construção, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cresceu 0,8 ponto em novembro, chegando a 49,2 pontos. Isso mostra que o pessimismo é cada vez menor, uma vez que o índice acumula uma alta de 3,4 pontos desde setembro. 

Outras matérias publicadas na newsletter tratam dos investimentos privados em infraestrutura que o Brasil pode receber até 2029, das perspectivas da Abrainc sobre o mercado imobiliário em 2026 e da aprovação de R$ 4,64 bilhões para modernizar 11 aeroportos em quatro estados.

Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!