Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Editorial - 177º Newsletter Edição Especial 169

No dia 11 de março, realizamos a primeira edição do Webinar Series, uma iniciativa importante para disseminar, de forma ágil e acessível, informações sobre os principais temas técnicos relacionados ao desenvolvimento do nosso setor. Nesta edição, reforçamos a importância do Selo de Excelência Abcic e enfatizamos que a qualidade e a conformidade são fundamentais para a evolução contínua. 

O Massa Cinzenta deu destaque à pré-fabricação de concreto neste mês de março, publicando uma matéria sobre o Caderno de Dados da Abcic, a partir de uma entrevista concedida sobre o tema, e veiculando o episódio do Podcast, no qual pude discorrer, em cerca de 40 minutos, sobre o desenvolvimento e a importância do nosso setor para a construção civil. 

Além disso, em minha coluna da Revista Negócio & Construcción, trato da segurança na montagem de estruturas pré-fabricadas de concreto, que será tema central da próxima edição da Industrializar em Concreto. Há ainda uma reportagem do Massa Cinzenta sobre como a industrialização se consolidou como estratégia estruturante do setor da construção.

Sobre a área de construção, o Deconcic realizou no mês passado sua primeira reunião plenária e o presidente da FIESP, Paulo Skaf, fez a entrega dos documentos de diplomação dos novos diretores e diretoras, no qual estive presente e fui diplomada como Diretora Adjunta.

O Sinduscon-SP avalia que o desempenho da construção em 2026 apresenta perspectivas melhores do que o de 2025, mas, para a CBIC, os juros limitam o potencial de expansão do setor. Caso esse quadro se reverta, com o ciclo de corte da taxa básica de juros, o efeito será benéfico para a construção.

Ainda na newsletter estão o boletim da Construção, elaborado pelo Deconcic/FIESP para o mês de março; a notícia sobre a retração do mercado de cimentos em fevereiro, segundo o SNIC; a divulgação do relatório anual da Abdib sobre os investimentos em infraestrutura em 2025; e a avaliação do presidente da ABNT, Mario William Esper, sobre o protagonismo das normas técnicas na agenda ambiental da construção.

Iria Lícia Oliva Doniak 
Presidente Executiva

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!