Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

EDITORIAL - 72º NEWSLETTER - EDIÇÃO ESPECIAL 64

Prezados Associados,

Mesmo diante do aumento dos preços dos insumos no setor da construção, o mercado está trazendo informações positivas. O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 3,3 pontos em julho, para 95,7 pontos, o maior nível desde março de 2014 (96,3 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 3,6 pontos, a segunda alta consecutiva. 

A CBIC estima que o PIB do setor crescerá 4% em 2021. A projeção leva em conta os dados do 1º semestre e as expectativas para os próximos meses. Enquanto a CNI divulga que o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção subiu em junho para 51 pontos e o índice de evolução do número de empregados elevou-se para 50,2 pontos. Este foi o melhor desempenho da atividade desde setembro do ano passado.

Além disso, com a aceleração da vacinação, que tem conseguido imunizar de forma total ou parcial mais de 1 milhão de pessoas ao dia no Brasil, as projeções para o cenário macroeconômico de 2021 estão ficando mais claras. Com isso, a velha característica da economia brasileira de se recuperar de forma acelerada depois de momentos de queda forte da atividade pode ocorrer. 

Outro ponto importante foi a avaliação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, sobre a importância de avançar com a aprovação da reforma tributária para o retorno do crescimento econômico e a geração de empregos. Na visão dele, a criação de um sistema de Imposto de Valor Agregado (IVA) Dual possibilita a implantação de um IVA federal – com a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) substituindo o PIS e a Cofins – e outro IVA Subnacional, com a unificação do ICMS e do ISS, que são dois tributos extremamente prejudiciais à competividade e ao crescimento econômico. 

A newsletter desta semana traz um resumo do evento do Instituto de Engenharia, com o apoio da Abcic, sobre construção de torres eólicas com o pré-fabricado de concreto; uma matéria sobre o lançamento do Manual de Aditivos para Concreto do IBI Brasil, que contou com minha participação; a cobertura de algumas palestras sobre tecnologia proferidas na Smart.Con, incluindo o case do Parque da Cidade; e a informação de que o Ibracon assumiu um comitê da ABNT. 

Um abraço a todos.

Iria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva