A arquitetura contemporânea é uma manifestação artística e técnica que une estética, funcionalidade e inovação. Nesse contexto, os artefatos de concreto pré-fabricados emergem como uma solução versátil e criativa que vem ganhando destaque nos projetos arquitetônicos.
Produzidos em escala industrial, os elementos pré-fabricados conferem vantagens significativas de qualidade, agilidade e flexibilidade aos projetos, permitindo que arquitetos explorem conceitos que integrem design e eficiência construtiva em uma mesma solução. Somados a estes, o emprego de artefatos pré-fabricados possui um valoroso fator de sustentabilidade por serem fabricados sob medida em ambientes controlados, possibilitando um uso mais eficiente de recursos naturais e reduzindo a produção de resíduos de obra.
Agregando benefícios que vão muito além dos aspectos técnicos e estéticos, a adoção de soluções industrializadas no setor construtivo vem se tornando cada dia mais uma necessidade não apenas por questões ambientais, mas também sociais e econômicas do nosso país. Dentro deste panorama, o Escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados se destaca pela preocupação que possui desde suas origens com desenvolvimento de pesquisas voltadas à industrialização da construção que possam contribuir para atender as demandas de espaços sociais.
Enraizada por seu fundador, Arquiteto Sidonio Porto, a visão crítica desenvolvida já no começo de sua jornada profissional o levou desde cedo a explorar em seus projetos soluções mais eficientes e econômicas, projetando um dos primeiros edifícios na Av. Paulista com o uso de elementos pré-fabricados para o fechamento de fachada: o Edifício Oscar Americano.
Explorando novos conceitos e possibilidades criativas deste sistema construtivo, ao longo dos anos o escritório se expandiu consolidando sua marca e identidade por meio de projetos que integram aspectos construtivos e conceitos de modulação e flexibilidade, visando a rapidez de execução da obra, custos compatíveis e foco nos princípios de arquitetura sustentável e eco eficiente.
Materializando toda a expertise do Escritório Sidonio Porto, o projeto de 110 mil m² desenvolvido para a sede administrativa da Petrobras em Vitória-ES utiliza diversas soluções em concreto pré-fabricado tanto em sua composição estrutural quanto estética, buscando atender de forma eficiente aos requisitos funcionais e artísticos do espaço.
Utilizando cimento CP V-ARI de alta resistência inicial, que possibilita uma desforma antecipada de até 20 horas após a concretagem, os elementos estruturais puderam vir a ser produzidos e entregues na obra com muito mais agilidade.
Considerando não apenas os aspectos técnicos da obra, mas também logísticos da etapa de montagem, os projetistas previram pilares produzidos em peças únicas bem como, segmentadas e emendadas por meio de armaduras de continuidade, proporcionando uma produção fabril ainda mais eficiente ao reduzir a variabilidade dos elementos e o setups de fôrmas.
Com pavimentos constituídos de placas de pisos e vigas pré-moldadas solidarizadas após a montagem por meio de ferragens de engasgamento, previstas na etapa de fabricação, a edificação apresentou um alto índice de rigidez, resultando em uma melhor distribuição dos esforços solicitantes e na redução da altura especificada para as vigas, impactando positivamente nos custos dos elementos e no pé direito dos andares.
Não limitados à estrutura do prédio, o projeto também empregou elementos pré-fabricados nos fechamentos laterais com painéis leves, termo acústicos, preenchidos com placas de poliestireno expandido e revestidos em fulget branco, agregando funcionalidades estéticas e de conforto ambiental.
Outro grande case que demonstra o know-how do Escritório Sidonio Porto foi o prédio da Escola Técnica do CICJ em São Gonçalo-RJ, no qual a utilização de pré-fabricados permitiu uma rápida execução da obra, reduzindo o tempo de construção para pouco mais de 1 ano.
Neste projeto, composto por dois blocos principais, os elementos pré-moldados de concreto desempenharam um papel fundamental na criação de uma estrutura eficiente e moderna. Valorizando a estética do material, os projetistas especificaram o concreto aparente com cimento branco e verniz acrílico como acabamento em partes da edificação.
Com foco na estabilidade global da estrutura, a continuidade entre os elementos pré-fabricados foi cuidadosamente planejada. Utilizando ferragens perpendiculares de “espera” previamente concebidas, as vigas foram integradas às lajes alveolares pelo capeamento de 5 cm concretado in loco. Neste tocante, a escolha dos projetistas pela laje alveolar trouxe grande agilidade para a obra ao dispensar o uso de escoramentos e fôrmas em sua instalação.
Compondo arquitetonicamente a fachada do prédio, as vigas de borda foram especificadas com seções variáveis – servindo como nichos para concretagem do capeamento das lajes – e deslocadas lateralmente com ressalto para a parte externa do prédio possibilitando a posterior fixação dos painéis da fachada. Fixadas nos pilares 40x40cm através de prolongamentos dos estribos e armaduras longitudinais negativas introduzidas em orifícios projetados nas colunas, a parte superior das vigas foi concretada após a montagem dos pavimentos, assegurando um engastamento que transmitisse adequadamente os momentos fletores entre os elementos, reduzindo as flechas resultantes e garantido maior solidez ao conjunto.
Sendo apenas dois exemplos entre diversos outros projetos desenvolvidos pelo Sidonio Porto Arquitetos Associados, o escritório demonstra uma habilidade excepcional em aplicar soluções pré-fabricadas para criar arquiteturas funcionais, eficientes e esteticamente inovadoras, consolidando sua reputação no cenário nacional e internacional da arquitetura.
Matéria publicada no C3 – Clube da Construção Civil