Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Estados Unidos reabrem feiras presenciais da construção civil

O 1º evento presencial da construção civil em todo o mundo, após a chegada da pandemia de COVID-19, aconteceu de 20 a 22 de maio em New Orleans, nos Estados Unidos. Foi a Precast Show 2021, principal feira sobre pré-fabricados e pré-moldados de concreto da América do Norte. O encontro promovido pela NPCA (National Precast Concrete Association), com apoio da PCI (Precast/Prestressed Concrete Institute [Instituto do Concreto pré-fabricado e protendido]), reuniu 240 expositores e, em 3 dias de evento, atraiu quase 20 mil visitantes, além de contar com um staff de 3 mil pessoas.  

A realização da Prescat Show foi possível graças à vacinação em massa nos Estados Unidos, que já imunizou mais de 2/3 da população do país. A feira antecedeu o retorno daquele que é considerado um dos principais eventos da cadeia da construção civil mundial: o World of Concrete (WOC). A feira deveria ter acontecido em janeiro, no centro de convenções de Las Vegas, mas foi realizada entre 8 e 10 de junho. Nos 3 dias, mais de 30 mil pessoas estiveram na WOC. A presença surpreendeu os organizadores, apesar de ter ficado abaixo da média das edições anteriores à chegada da pandemia, que girava em torno de 55 mil visitantes. 

Os eventos que começam a acontecer nos Estados Unidos servem de modelo para que outros países voltem a organizá-los com público, neste período pandêmico. No Brasil, o calendário prevê o retorno de feiras presenciais da construção civil a partir de 2022. Uma que já agendou data é a M&T Expo, prevista para acontecer de 30 de agosto a 2 de setembro do ano que vem, em São Paulo-SP. A tradicional bauma – a maior do mundo em equipamentos e maquinários para a construção -, que acontece em Munique, na Alemanha, também ficou para 2022. A 33ª edição acontecerá de 24 a 30 de outubro.  

Em 2021, a tendência é de que no Brasil sigam acontecendo os eventos online e híbridos. Foi assim que, no final de março, o IBRACON realizou o 62º CBC (Congresso Brasileiro do Concreto) e a ABECE e a ABPE promoveram recentemente o XVII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas. A exceção deve ser a Feicon, que envolve vários segmentos da cadeia produtiva da construção, e tem data agendada entre 14 e 17 de setembro deste ano para seu retorno presencial. O evento acontecerá em São Paulo-SP e também está na expectativa de que a vacinação avance consideravelmente no Brasil para divulgar seus protocolos de visitação. 

Já a 93ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), teve a data confirmada, mas ainda não definiu se será virtual ou presencial. Foram reservados os dias 20 e 21 de outubro de 2021 para o evento. Até lá, caso os vacinados no Brasil tenham atingido um percentual superior a 50% da população, a CBIC irá avaliar a possibilidade de promover o ENIC presencialmente.  

E o Concrete Show? Principal evento sobre concreto no Brasil, a feira não tem previsão para voltar a ser presencial. Desde 2020, vem realizando insights virtuais, como foi o Concrete Show Xperience e como tem sido com as entrevistas dentro do Minuto Corporativo da Construção, dentro do canal da Concrete Show no YouTube.  

Antes da pandemia, o último evento vinculado à construção civil que aconteceu presencialmente no Brasil foi a ExporRevestir, realizada de 10 a 13 de março de 2020, em São Paulo-SP. No dia 17 de março, o país reconheceu oficialmente a 1ª morte por COVID-19 e passou a seguir os protocolos da Organização Mundial da Saúde para a pandemia: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos, interrupção das aglomerações – principalmente em ambientes fechados. As medidas restritivas causaram a paralisação do mercado de feiras e eventos, que com o avanço da vacinação ensaia retorno gradual.

Matéria publicada no Massa Cinzenta