A fabricante sueca de concreto Heidelberg Materials Precast Contiga e o produtor finlandês de produtos de madeira Metsä Wood iniciaram uma colaboração para capitalizar os benefícios da combinação de concreto e madeira em futuras estruturas pré-fabricadas de construção.
Segundo as empresas, a combinação de concreto com madeira constitui um novo tipo de material de construção, com elevada resistência e durabilidade, bem como menor peso e pegada de carbono reduzida.
Com elevada resistência às intempéries e ao vento, o novo elemento híbrido se adapta bem a paredes de fachada.
O material é construído com o painel Kerto LVL Q-panel da Metsä Wood como elemento central, revestido por um painel exterior de concreto da Heidelberg Materials.
Estima-se que o novo material híbrido pode ter um impacto climático 70% abaixo dos materiais convencionais atualmente utilizados no setor.
"Enquanto a transição para o concreto neutro está em pleno curso, estamos trabalhando em outras iniciativas valiosas para reduzir a pegada climática dos materiais de construção”, diz Daniel Eriksson, diretor de divisão da Heidelberg Materials Precast Contiga.
“Isso significa reduzir as matérias-primas ao longo da cadeia de valor, garantir que estamos utilizando os materiais certos no local certo e desenvolver novos produtos”, acrescenta.
Nas instalações de produção em Norrtälje, na Suécia, já foi desenvolvido um protótipo do material híbrido para testar a tecnologia de produção.
O próximo passo é a construção realista de um edifício, para avaliar os diferentes designs e a forma como o material responde quando exposto à umidade e outras influências do clima.
A expectativa é de que o produto esteja disponível no mercado sueco dentro de alguns anos.
"Ao desenvolvermos um elemento híbrido, queremos ver como as diferentes propriedades técnicas da madeira e do concreto podem trabalhar em conjunto, se apoiando mutuamente nas estruturas dos edifícios”, completa Jussi Björman, diretor comercial para construção da Metsä Wood.
“O nosso trabalho de desenvolvimento conjunto é um passo em frente para encontrar novas formas de construir de forma sustentável e com uma pegada climática ainda mais reduzida", aponta.
Matéria publicada na Grandes Construções